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Dicas para criar um site com design profissional

Dicas para criar um site profissional

Para qualquer empresa, ter um site é crucial. Atualmente, o mundo dos negócios é muito voltado para a web por isso um website pode ser a principal maneira através da qual seus clientes podem encontrar a sua marca.

O público espera muito das empresas e marcas. A expectativa com relação ao website é sempre de que esteja na vanguarda do setor em que atuam. Esperam que o site seja um modelo de inovação, profissionalismo, design e com a melhor experiência para o usuário.

Se você nunca esteve envolvido com design antes, conceber o design do seu primeiro website pode se tornar um desafio bem intimidador.

A equipe da Begin Marketing explica como sua marca pode iniciar com o pé direito com estas dicas sobre como começar seu website.

Defina uma estratégia de design

Comece perguntando-se sobre algumas questões relevantes tais como:

  • Quem são seus principais visitantes?
  • Quais são as informações que eles precisam?
  • Quais são os principais objetivos da sua empresa/marca?
  • Seu negócio é sobre um serviço ou um produto?
  • Qual é a mensagem que você quer comunicar?
  • O que as pessoas devem fazer no seu site?

Cuide da experiência do usuário

Ao acessar um website, as pessoas esperam não ter problemas, esperam que tudo funcione e que a experiência de uso seja agradável.

Os links devem funcionar e precisam ser visíveis e acessíveis. O tempo de carregamento das páginas também deve ser “suportável”. Para o Google, uma página deve carregar em até 3 segundos para garantir a melhor experiência do usuário.

Tempos de carregamento maiores podem tornar a experiência frustrante e fazer o usuário desistir de visitar o seu website.

A velocidade de resposta do seu site deve ser uma das suas principais prioridades. Reduza ao máximo o carregamento de imagens desnecessárias, prefira usar CSS ao invés de imagens para criar o background do seu site.

Faça o que puder para reduzir o tamanho das imagens usando compactação.

Livre-se de scripts duplicados. Use arquivos compactados de CSS e JS. Explore o armazenamento em cache do navegador. Todas estas ações que integram o planejamento de design do seu site interferem diretamente na velocidade de resposta das suas páginas.

Lembre-se que uma boa parte do seu público acessará seu site através de um smartphone. Por isso, desenvolva a exibição para celular em primeiro lugar ao invés de simplesmente adaptá-la a partir de um site desktop. A otimização para dispositivos móveis é a parte mais importante do design de um site.

Navegação fácil e intuitiva

As pessoas não devem ter que pensar muito para conseguir usar um site. Principalmente quando quiserem encontrar mais conteúdo em suas páginas sobre um assunto que demonstraram interesse.

Recomenda-se que consigam encontrar o que estão procurando em um ou dois cliques no máximo. Um menu simples, sem muitas opções ou submenus é ideal.

Lembre-se de manter um padrão de cores nos menus de navegação que siga o esquema de cores do site. Destaque-o de forma sutil sem torná-lo chocante. Um menu coerente ajudará a passar uma imagem mais profissional da sua marca.

A legibilidade da fonte também é outro ponto importante. Verifique se a fonte que escolheu pode ser lida com clareza e se tem a cor e tamanho adequados. 

Mantenha tudo o mais simples possível

Sites modernos focam apenas no que é importante. Embora você possa sentir que deve passar o máximo de informações sobre o seu produto ou serviço, mantenha sua página o mais simplista possível.

Não é à toa que muitas grandes marcas adotaram o design minimalista, é por que ele simplesmente funciona. Não tente quebrar padrões de convenção que já estão estabelecidos na cultura de uso da web. Tire proveito do que já foi testado e comprovado. 

Isso não significa que não exista espaço para originalidade, você ainda pode esbanjar criatividade mesmo prestando atenção a essas convenções.

Mantenha uma hierarquia visual

Hierarquia visual é a percepção que o usuário tem ao ver elementos na interface do seu website. Ele pode determinar o que deve procurar primeiro e o que procurar a seguir.

Títulos, por exemplo devem ser maiores do que subtítulos, que devem ser maiores do que o corpo de texto.

Use as cores também para ajudar a criar a percepção de hierarquia e botões destacados.

O entendimento de como o olho humano percebe estímulos visuais é fundamental para explorar o uso adequado da hierarquia visual.

Crie contrastes

Quando utilizado corretamente, o contraste melhora significantemente a leitura de um website.

Selecione cores que trabalhem bem em conjunto. Utilize a roda das cores para ajudar na tarefa de seleção de cores complementares.

Escolher com atenção a paleta de cores define a diferença entre bons e maus layouts no design de websites.

Prefira usar pares de cores na sua paleta. Pense em marcas como Coca-cola, Twitter, Amazon. Quantas cores eles usam? São tipicamente duas o que permite o reconhecimento instantâneo da marca. Utilize em seu design este mesmo emprego simples de uso de cores.

Preste atenção à fluidez

Faça com que a página conduza o usuário a encontrar as informações que ele precisa até chegar à chamada para ação (CTA – Call To Action).

Esquecer-se de colocar de forma bem visível e compreensível qual é a ação que o usuário deve fazer na página é um erro terrível. Se você procura ter uma página que converta, precisa ter uma frase de chamada para ação muito óbvia.

Talvez você precise testar através de testes A/B qual slogan ou proposta de CTA converte melhor e fazer ajustes na sua página conforme os melhores resultados.

Conclusão

Atenha-se aos fundamentos de design do site prestando atenção às tendências do setor. Utilize cores adequadas e não descuide da navegação para garantir uma excelente experiência do usuário. Não seja redundante e coloque somente informações relevantes. Construa o website de sua empresa de forma simplista e colocará sua startup no caminho do sucesso.

E se precisar de ajuda, a equipe da Begin Marketing de Relacionamento está pronta para ajudar na criação do website da sua marca.

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