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Dicas para criar um site com design profissional

Dicas para criar um site profissional
Ândria Tedesco

Ândria Tedesco

Diretora da Begin Marketing de Relacionamento com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é Bacharel em Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Especializada em Social Media. Com experiência em comunicação, marketing estratégico, endomarketing, gestão de redes sociais, relacionamento empresarial, organização de eventos corporativos e sócias. Atua na área de comunicação e marketing há 10 anos, tendo trabalhado junto a diversos segmentos da indústria, comércio e serviços.

Para qualquer empresa, ter um site é crucial. Atualmente, o mundo dos negócios é muito voltado para a web por isso um website pode ser a principal maneira através da qual seus clientes podem encontrar a sua marca.

O público espera muito das empresas e marcas. A expectativa com relação ao website é sempre de que esteja na vanguarda do setor em que atuam. Esperam que o site seja um modelo de inovação, profissionalismo, design e com a melhor experiência para o usuário.

Se você nunca esteve envolvido com design antes, conceber o design do seu primeiro website pode se tornar um desafio bem intimidador.

A equipe da Begin Marketing explica como sua marca pode iniciar com o pé direito com estas dicas sobre como começar seu website.

Defina uma estratégia de design

Comece perguntando-se sobre algumas questões relevantes tais como:

  • Quem são seus principais visitantes?
  • Quais são as informações que eles precisam?
  • Quais são os principais objetivos da sua empresa/marca?
  • Seu negócio é sobre um serviço ou um produto?
  • Qual é a mensagem que você quer comunicar?
  • O que as pessoas devem fazer no seu site?

Cuide da experiência do usuário

Ao acessar um website, as pessoas esperam não ter problemas, esperam que tudo funcione e que a experiência de uso seja agradável.

Os links devem funcionar e precisam ser visíveis e acessíveis. O tempo de carregamento das páginas também deve ser “suportável”. Para o Google, uma página deve carregar em até 3 segundos para garantir a melhor experiência do usuário.

Tempos de carregamento maiores podem tornar a experiência frustrante e fazer o usuário desistir de visitar o seu website.

A velocidade de resposta do seu site deve ser uma das suas principais prioridades. Reduza ao máximo o carregamento de imagens desnecessárias, prefira usar CSS ao invés de imagens para criar o background do seu site.

Faça o que puder para reduzir o tamanho das imagens usando compactação.

Screenshot do site Pefak Modas, cliente da Begin Mkt

Livre-se de scripts duplicados. Use arquivos compactados de CSS e JS. Explore o armazenamento em cache do navegador. Todas estas ações que integram o planejamento de design do seu site interferem diretamente na velocidade de resposta das suas páginas.

Lembre-se que uma boa parte do seu público acessará seu site através de um smartphone. Por isso, desenvolva a exibição para celular em primeiro lugar ao invés de simplesmente adaptá-la a partir de um site desktop. A otimização para dispositivos móveis é a parte mais importante do design de um site.

Navegação fácil e intuitiva

As pessoas não devem ter que pensar muito para conseguir usar um site. Principalmente quando quiserem encontrar mais conteúdo em suas páginas sobre um assunto que demonstraram interesse.

Recomenda-se que consigam encontrar o que estão procurando em um ou dois cliques no máximo. Um menu simples, sem muitas opções ou submenus é ideal.

Lembre-se de manter um padrão de cores nos menus de navegação que siga o esquema de cores do site. Destaque-o de forma sutil sem torná-lo chocante. Um menu coerente ajudará a passar uma imagem mais profissional da sua marca.

A legibilidade da fonte também é outro ponto importante. Verifique se a fonte que escolheu pode ser lida com clareza e se tem a cor e tamanho adequados. 

Mantenha tudo o mais simples possível

Sites modernos focam apenas no que é importante. Embora você possa sentir que deve passar o máximo de informações sobre o seu produto ou serviço, mantenha sua página o mais simplista possível.

Não é à toa que muitas grandes marcas adotaram o design minimalista, é por que ele simplesmente funciona. Não tente quebrar padrões de convenção que já estão estabelecidos na cultura de uso da web. Tire proveito do que já foi testado e comprovado. 

Isso não significa que não exista espaço para originalidade, você ainda pode esbanjar criatividade mesmo prestando atenção a essas convenções.

Mantenha uma hierarquia visual

Hierarquia visual é a percepção que o usuário tem ao ver elementos na interface do seu website. Ele pode determinar o que deve procurar primeiro e o que procurar a seguir.

Títulos, por exemplo devem ser maiores do que subtítulos, que devem ser maiores do que o corpo de texto.

Use as cores também para ajudar a criar a percepção de hierarquia e botões destacados.

O entendimento de como o olho humano percebe estímulos visuais é fundamental para explorar o uso adequado da hierarquia visual.

Crie contrastes

Quando utilizado corretamente, o contraste melhora significantemente a leitura de um website.

Selecione cores que trabalhem bem em conjunto. Utilize a roda das cores para ajudar na tarefa de seleção de cores complementares.

Escolher com atenção a paleta de cores define a diferença entre bons e maus layouts no design de websites.

Prefira usar pares de cores na sua paleta. Pense em marcas como Coca-cola, Twitter, Amazon. Quantas cores eles usam? São tipicamente duas o que permite o reconhecimento instantâneo da marca. Utilize em seu design este mesmo emprego simples de uso de cores.

Preste atenção à fluidez

Faça com que a página conduza o usuário a encontrar as informações que ele precisa até chegar à chamada para ação (CTA – Call To Action).

Esquecer-se de colocar de forma bem visível e compreensível qual é a ação que o usuário deve fazer na página é um erro terrível. Se você procura ter uma página que converta, precisa ter uma frase de chamada para ação muito óbvia.

Talvez você precise testar através de testes A/B qual slogan ou proposta de CTA converte melhor e fazer ajustes na sua página conforme os melhores resultados.

Website Dra. Karen Goulart, cliente Begin Mkt

Conclusão

Atenha-se aos fundamentos de design do site prestando atenção às tendências do setor. Utilize cores adequadas e não descuide da navegação para garantir uma excelente experiência do usuário. Não seja redundante e coloque somente informações relevantes. Construa o website de sua empresa de forma simplista e colocará sua startup no caminho do sucesso.

E se precisar de ajuda, a equipe da Begin Marketing de Relacionamento está pronta para ajudar na criação do website da sua marca.