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Black friday 2023: Estratégias para seu e-commerce vender mais

Estratégias Avançadas de Marketing para a Black Friday 2023

Acreditamos que até você, que lê essa matéria, está aguardando pela Black Friday para adquirir alguns produtos pessoais que há tempos estava pensando em comprar, estamos certos?

Com o passar dos anos, com ou sem pandemia, os números de usuários e compras online estão sempre em uma crescente.

Dados do ano passado mostram que, mesmo com a volta das lojas físicas e shoppings centers, as vendas do comércio eletrônico ainda tiveram um aumento de quase 6% em relação a 2020.

Cogitando que a Black Friday desse ano vai contribuir muito com o exponencial de vendas do seu negócio, preparamos algumas dicas para você deixar o seu e-commerce pronto para a maior semana de descontos do Brasil.

E não esqueça, a Black Friday brasileira, tradicionalmente, ocorre no dia 25 de novembro, mas algumas promoções, chamadas de ‘aquecimento’ da Black, antecedem um pouco essa data. Por isso, organize-se e não perca os prazos.

Leia também: Black Friday: 10 dicas para e-commerce

1 Esteja em dia com seu estoque

Você, como empreendedor, sabe melhor que ninguém da importância de manter o seu estoque sempre disponível, assim como uma boa relação com o seu fornecedor.

Portanto, a nossa primeira dica é: Dobre a atenção na gestão do seu estoque.

  • Adquira os produtos com antecedência, dê preferência aqueles com margens mais altas, assim é possível aplicar descontos maiores.
  • Fique sempre de olho na rotatividade dos produtos, evite oferecer itens que já se esgotaram no estoque.
  • Separe aqueles itens que já estão parados há bastante tempo, pense em alguma promoção específica para eles.
  • Considere encomendar mais produtos, disponha sempre de um estoque proporcional a sua intenção de venda nessa Black Friday.

2. Calcule corretamente os descontos dos produtos

Sacrificar a margem em prol de mais vendas soa sempre como um desafio aos lojistas.

É de extrema importância fazer o cálculo correto dos descontos nos itens e imaginar qual o objetivo a ser conquistado nessa Black Friday.

Em tempos de bastante concorrência, o preço final é um dos principais diferenciais para o seu cliente, mas cuidado para não precificar erroneamente e acabar sacrificando o seu faturamento mensal e suas margens de lucro.

E seja coerente com o seu público, nada de preços inflacionados e depois descontados, evite desconfianças com a clientela.

3. Use estratégias de Marketing

Com o estoque em dia e com os preços dos produtos corretamente calculados, está na hora de usar boas estratégias de marketing para anunciá-los.

As promoções devem ser divulgadas de forma atrativa e estimulante. E nada melhor que uma estratégia bem definida para se destacar da concorrência.

Pense na identidade visual dessa divulgação, se ela se encaixa no formato das principais redes sociais, defina com exatidão o público-alvo da sua campanha.

Considere um investimento maior na sua plataforma de vendas, um site alinhado, rápido e preparado para a quantidade de vendas que você quer atingir nesse curto espaço de tempo.

4. Utilize a estratégia dos gatilhos mentais

Gatilhos mentais são os grandes responsáveis pelas decisões de compra dos seus clientes. E uma das encarregadas por mais vendas na Black Friday é a estratégia de escassez dos produtos, cujo seu objetivo principal é construir um valor em cima de uma limitação do seu estoque. Cronômetros com a contagem do tempo restante da promoção ou das unidades em estoque, são dois exemplos de que, se bem aplicados no seu e-commerce podem resultar em maior quantidade de vendas. Por isso, procure explorar ferramentas de persuasão como essa.

5. Use os brindes como aliados

Os brindes são recursos de fidelização aos clientes que já se provaram serem eficazes ao longo do tempo. A Black Friday é uma ótima oportunidade de encaminhar brindes personalizados aos clientes. Além da proposta de branding da marca, ou seja, lembranças que fortaleçam o posicionamento da sua empresa, você pode os relacionar também a época de Natal, que vem logo em seguida. Lembre-se de escolher por brindes úteis ao dia a dia do seu cliente. Com isso, aumenta suas chances de estar sempre presente na rotina, fazendo com que aumente suas chances de recompra.

6. Fique atento aos prazos de entrega

Como é de praxe, os meses de novembro e dezembro são a época do ano em que existe mais demanda nas transportadoras e correios.

Sendo assim, considere alguma vantagem na questão do frete de seus produtos aos clientes que comprarem antes do pico das vendas da Black Friday, o que deve ocorrer nas primeiras duas semanas do mês de novembro.

Caso você possua loja física, disponibilize a opção de retirada na mesma. Por fim, varie as condições de frete, tenha mais de uma alternativa de transporte, facilite a logística para o seu cliente e evite o abandono do carrinho.

7. Política de troca

Assim como básico, uma política de troca bem definida é valiosa para a o progresso das suas vendas.

Sabendo que muitos clientes vão comprar do seu e-commerce para presentear terceiros, aliado a impossibilidade de visualizar os produtos antes de finalizar o pedido, a chance de haver troca de mercadoria é quase impossível ser zero.

Desta forma, deixe bem claro quem arcará com os custos de frete e como vai funcionar a política de troca do seu site, lembrando sempre de deixar em local visível.

8. Foque no bom atendimento

Outro grande desafio para o seu e-commerce é continuar com o bom atendimento na época da Black Friday. Isso ocorre devido o aumento de vendas, somado ao imediatismo do cliente em relação a suas respostas.

Pense sobre a contratação de funcionários temporários, pode ser uma boa opção para melhorar o monitoramento das redes sociais.

E não esqueça que o período da Black Friday é muito bom para os negócios, mas costuma ser estressante para sua equipe.

Sendo assim, prepare o seu pessoal de vendas para encarar a semana com muito carisma e máxima determinação.

A Begin Marketing deseja sucesso nessa semana de Black Friday, e que sua empresa tenha resultados extraordinários em vendas. E não esqueça, pode contar conosco para o que precisar.

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