Facebook: Dicas para alcançar os melhores resultados

Empresas e profissionais têm utilizado suas páginas no Facebook para proporcionar uma experiência agradável ao público. Com planejamento, estratégia e dedicação, você pode impulsionar sua rede social e atingir uma alta taxa de conversão, além de atrair mais fãs para o seu negócio. A partir de pesquisas feitas em inúmeras páginas de Facebook, especialistas apontaram alguns elementos que são essenciais um bom desempenho na rede. Nesse post vamos apresentar algumas orientações, critérios e padrões a serem adotados para garantir bons resultados. Confira:

1. Alimente seu público com conteúdo
Elabore conteúdos que informem, eduquem e entretenham. Produzir o tipo de conteúdo que desperta o interesse da sua persona é fundamental para gerar engajamento. Fale sobre assuntos que seus clientes têm dúvidas, ou sobre novidades e tendências relevantes no mercado em que você atua (desde que isso tenha a ver com o seu negócio e com o que você oferece). E lembrando que não adianta copiar e colar. Crie conteúdos originais, com uma linguagem clara e voltados para o seu público.

2. Deixe sua fan page mais humana
O Facebook foi criado originalmente para ser uma rede de relacionamento. Então de nada adianta encher sua página de produtos, promoções, descontos, etc… Humanizar suas postagens é fundamental, pois você está lidando com pessoas do outro lado da tela. Um vídeo, por exemplo, traz um bom retorno e gera um aumento da sua audiência, já que seus seguidores poderão ver o autor da publicação (ou a cara da marca).
É importante também se conectar de forma mais personalizada com seus fãs, comentar ou curtir a publicação de um seguidor pode dar um efeito positivo, uma interação direta. Sem falar da importância de responder sempre, todos comentários e mensagens de forma educada e ágil. Desta forma, você será visto de forma humanizada, gerando maior empatia e uma conexão mais forte com o público.

3. Ajude as pessoas a entender melhor seu negócio
Além de conteúdo que entretenha, você também pode utilizar imagens, citações, marcadores visuais ou estatísticas inclusas nas postagens. São ótimas formas de educar os clientes de forma simples e direta. Dessa forma o conteúdo é consumido mais rapidamente, tende a gerar um maior engajamento e garante o leitor aprenderá um pouco mais sobre o assunto.

4. A página é sua, mas o conteúdo é pra eles…
Entenda sua persona!
Talvez essa seja a principal lição. A página pode ser sua, mas ela não é para você. O foco das fan pages devem ser, obviamente, os fãs. Entenda o que eles procuram, as suas dores, as suas necessidades, com o que eles engajam e faça com que essas informações guiem suas postagens.

5. Relacionamento com os fãs
É preciso manter o diálogo e se conectar com os seus seguidores. A imagem da empresa está refletida nas redes sociais e é preciso ter e transparecer credibilidade. O público precisa confiar em você para ler suas postagens e, assim assinar uma lista de e-mails ou participar de um curso novo que você esteja oferecendo.

6. Mantenha uma identidade
Sua marca tem uma logo, cores e formas que a representam, então é importante que você mantenha essa identidade no meio digital, para facilitar a identificação da sua marca em meio ao mar de informações e outros posts que aparecem na timeline das pessoas. Além da identidade visual, é importante também manter sua personalidade e dar projeção aos atributos da sua marca.

7. Defina objetivos e metas
Tenha um objetivo de marketing definido, trace um planejamento e desenvolva uma estratégia. Analise o púbico da sua página e elabore posts padronizados que prendam os usuários ao conteúdo. Pesquise os melhores dias e horários, veja quando suas postagens obtiveram melhor alcance e publique seus posts nesses momentos.
Defina metas e objetivos para as suas postagens. Se o seu objetivo é: gerar engajamento, alcançar mais pessoas, tráfego para o seu site, cadastros, etc. e veja se os posts trazem os resultados que você deseja.
É fundamental ter equilíbrio nas suas postagens, evitar postar várias vezes em um dia e depois ficar dias sem fazer nada. Crie um planejamento com frequência fixa para as suas postagens. Monitore o alcance dos seus posts e faça rastreamento das métricas do Facebook. Entender o desempenho de cada postagem é fundamental para a sua página.

Se você quer “bombar no Facebook” siga essas dicas! Assim você terá maior visibilidade, aumentando o seu alcance, gerando mais engajamento, fidelizando o seu público e transformando fãs em clientes.

 

Francesca Marcilio
Francesca Marcilio
Diretora da Begin Marketing de Relacionamento e especialista em Marketing, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é Bacharel em Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), tendo recebido a Láurea Acadêmica por suas excelentes notas e a Medalha Dolaimes Stedile Angeli, Mérito Relações Públicas.

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