Instagram passa a aceitar vídeos na horizontal para o IGTV

Agora não é mais obrigatório gravar vídeos apenas na vertical para o IGTV. O Instagram anunciou ontem (23/05) em seu blog oficial que o modo paisagem agora é aceito na plataforma, o que o aproxima de outros canais de material audiovisual, como o YouTube.

O Instagram passa a adotar a padronização do IGTV com este formato, com o objetivo de aumentar o número de usuários no aplicativo, que não teve o sucesso esperado pela companhia e ainda corre atrás da audiência atingida por outras ferramentas. A medida pretende aumentar visualizações no aplicativo e seu efeito monetário, incentivando marcas a pagar criadores para produzirem mais conteúdos originais para a plataforma.

Um dos motivos que vêm impedindo que o IGTV caia nos gostos dos criadores de conteúdo e usuários é a falta de recursos de monetização do aplicativo, faturamento que os influenciadores recebem com publicações nos stories e feed.

Recentemente o Instagram reformulou a interface do IGTV, adotando uma organização de design parecida com o Snapchat, com um feed em que todos os vídeos aparecem em uma navegação vertical infinita. A adaptação dos vídeos para o formato vertical do IGTV era um trabalho a mais. Com a mudança, há grandes chances de que o conteúdo incluído no YouTube seja replicado ou adaptado de forma mais prática para a plataforma do Instagram.

Ândria Tedesco
Ândria Tedesco
Diretora da Begin Marketing de Relacionamento com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é Bacharel em Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Especializada em Social Media. Com experiência em comunicação, marketing estratégico, endomarketing, gestão de redes sociais, relacionamento empresarial, organização de eventos corporativos e sócias. Atua na área de comunicação e marketing há 10 anos, tendo trabalhado junto a diversos segmentos da indústria, comércio e serviços.

Os comentários estão encerrados.