Marketing Digital: Tendências para o ano

Marketing Digital Tendências 2018

2018 já começou e, apesar dos problemas causados pela crise econômica, o Brasil está num momento “online” bastante interessante, com cada vez mais empresas buscando na Internet um canal para geração de vendas e leads. O aumento do número de usuários da rede e o crescimento dos acessos através de dispositivos móveis, coloca o marketing digital como uma imposição para empresas de todos os tamanhos. Diante da necessidade de gerar novos negócios e buscar novas oportunidades, as empresas estão cada vez mais presentes no mercado online, até mesmo como forma de superar as dificuldades impostas pela crise econômica.

Chegou a hora de as empresas revisarem seus planos de negócios para 2018 e criarem estratégias para atingir o cliente de forma mais assertiva e se posicionar à frente da concorrência. Tanto a área comercial como a de marketing, devem traçar suas metas utilizando ferramentas ligadas ao universo online para ganhar mais relevância. Separamos aqui, algumas das principais tendências do marketing digital para 2018. Confira:

📈📝📊 ANÁLISE DE DADOS: é muito importante que analistas de dados trabalhem em conjunto com a área de marketing na avaliação das informações geradas pelo Google Analytics, pois além da correta interpretação dos dados, também é necessário gerar conteúdo próprio, criativo e informativo aos consumidores. Atualmente, diversas empresas vem ganhanhando mais espaço e credibilidade no mercado,  graças ao tom diferenciado e mais personalizado no relacionamento com os clientes.

📚💡📝MAIS CONTEÚDO, MENOS PROPAGANDA: grande parte dos internautas consideram invasivas peças promocionais e publicidades.  Com isso, esses tipos de publicações perderão espaço para aquelas mais limpas e com conteúdo relevante para o usuário.

🎥🎞️VÍDEO: isso já não é mais uma tendência, mas sim uma estratégia consolidada e quem ainda não fez já está atrasado (SORRY). A maior parte das redes sociais têm recursos de vídeo integrados, uma vez que é crescente o número de consumidores adeptos a este formato de mídia. Para atrair e fidelizar clientes, mais do que o formato do conteúdo, é importante produzir informação de qualidade e relevante de acordo com o perfil do público-alvo da empresa. Facebook e Instagram vem deixando claro que pretendem focar cada vez mais no formato audiovisual, o que é uma tendência que chega também para os anúncios. Posts patrocinados têm surgido também no Instagram Stories e em vídeos monetizados no Facebook e devem continuar ganhando espaço.

🔊🎧 ÁUDIO: as pessoas cada vez mais estão buscando otimizar o seu tempo, ouvindo conteúdos enquanto fazem outras atividades (na academia, dirigindo, comendo….) Por isso, o conteúdo em áudio vem ocupando um espaço na vida dos usuários que até então os demais formatos ainda não conseguiam suprir. O podcast ganha espaço e as matérias em Blogs e eBooks também estão ganhando versões em áudio, dando ao público mais opções de formato de consumo de um mesmo conteúdo.

Todos sabemos que o marketing digital está em constante ascensão e transformação, então: se você ainda tem só um site antigo, posta só de vez em quando algo nas redes sociais,  está na hora de pensar e repensar sobre tudo isso, caso não queira ter seu nome, produto, empresa ou marca esquecidos pelo mundo digital e depois pelo off. Afinal, quem não é visto não é lembrado! 😉🌎📱

Os comentários estão encerrados.