Skip to content

Tudo o que você precisa saber para anunciar na internet e aumentar suas vendas

blog - Tudo o que vocês precisa saber para anunciar na internet e aumentar suas vendas
Ândria Tedesco

Ândria Tedesco

Diretora da Begin Marketing de Relacionamento com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é Bacharel em Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Especializada em Social Media. Com experiência em comunicação, marketing estratégico, endomarketing, gestão de redes sociais, relacionamento empresarial, organização de eventos corporativos e sócias. Atua na área de comunicação e marketing há 10 anos, tendo trabalhado junto a diversos segmentos da indústria, comércio e serviços.

Segundo uma pesquisa realizada pela McKinsey com o apoio da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) sobre a maturidade do marketing digital aponta que 80% das empresas ainda estão em estágios iniciais do marketing digital (23% são iniciantes e 57% emergentes). Ou seja, apesar do marketing digital ter se tornado a principal ferramenta para muitas empresas potencializarem e aumentarem suas vendas através da internet, muitas delas ainda não encontraram o caminho das pedras, para saber aplicar as melhores práticas e obter os melhores resultados.

Para saber mais sobre as principais ferramentas, técnicas e estratégias a serem adotadas para anunciar e vender mais na internet através do marketing digital, confira as dicas a seguir:

COMO ANUNCIAR NA INTERNET E AUMENTAR AS VENDAS?

Atualmente, as principais formas de venda online são utilizando um e-commerce ou um marketplace, que nada mais são do que plataformas onde os produtos podem ser encontrados e comercializados de forma online. Saiba um pouco mais sobre cada uma delas:

E-COMMERCE: É basicamente uma loja online, que funciona em sites onde os produtos/serviços são expostos e comercializados. Aqui, o proprietário gerencia todo o processo de compra: desde o momento em que o cliente faz a compra até o final dela, com o envio do produto comercializado ao destino informado pelo cliente. O e-commerce é a plataforma mais indicada para as empresas que contam com alta e constante demanda de produtos.

MARKETPLACE: o marketplace se diferencia do e-commerce por ser uma modalidade que oferta uma demanda bem alta de produtos, com uma amplitude muito maior. São sites que vendem itens de várias empresas diferentes e funcionam como uma grande vitrine que expõe e vende produtos de marcas e segmentos diversos, como é o caso da Amazon, Magazine Luiza e Americanas, que são grandes marketplaces. Esta é uma ótima forma de anunciar na internet devido ao reconhecimento que estas empresas possuem.

Mas além de contar com estas duas principais plataformas de vendas online, de nada adianta você ter a sua loja online e ninguém a encontrar ou visitar, certo? Para que isso aconteça, é importante ampliar a presença digital da sua marca nas redes sociais e utilizar algumas ferramentas de anúncios, associadas a estratégias bem definidas. Confira!

VANTAGENS DE ANUNCIAR ONLINE

Atualmente, estar presente de alguma forma nas plataformas online é fundamental para qualquer negócio que queira se destacar e aumentar vendas. Porque se o seu negócio não estiver online, pode ter certeza que algum dos seus concorrentes estará e, dessa forma, irá se sobressair. Afinal, onde você irá pesquisar ou localizar lojas, roupas, viagens, hospedagens? Com certeza, ou será no Google, em uma rede social, não é mesmo?

Mas, apesar do constante crescimento das compras online, se a sua empresa quer se destacar ainda mais frente aos concorrentes, é preciso adotar algumas estratégias de anúncios pagos, seja para alcançar novos públicos ou até mesmo trabalhar o remarketing dos usuários que já acessaram ou compraram em seu site ou rede social, fortalecendo assim a presença da sua marca na internet. Confira a seguir algumas das principais vantagens ao aderir ao modelo de negócio online e anunciar na rede:

  1. Redução de custos: Ao vender e anunciar suas vendas apenas pela internet, consequentemente você acaba economizando custos que teria com espaço físico, como manutenção e aluguel do seu negócio. Além de tantas outras despesas que costumam reduzir bastante quando as vendas são apenas online, como o custo com energia elétrica, água e até com funcionários.

  2. Explorar diferentes canais de venda: ao anunciar e vender pela internet há a possibilidade de utilizar mais de um canal. Como por exemplo as redes sociais, que tem gerado ótimas oportunidades de negócios para as empresas que não possuem e-commerce e marketplace, tanto para alcançar novos públicos, quanto para gerar vendas. Ações específicas do Instagram e Facebook, como anúncios com preços e botões de compra, são outro diferencial que favorecem a compra online.

  3. Alcançar o público certo: Um dos grandes diferenciais da internet é a possibilidade de segmentar os públicos que o seu negócio quer alcançar, com anúncios direcionados para eles. Por isso, é muito importante conhecer o seu público alvo, como por exemplo, se você vende roupas femininas, pode programar que o seu anúncio seja visualizado somente para mulheres, desta forma otimiza o seu investimento sem desperdiçá-lo para o público masculino, que no caso, não teria o mesmo interesse em comprar o seu produto.

PRINCIPAIS FERRAMENTAS PARA ANUNCIAR ONLINE

Existem diversas ferramentas que auxiliam e facilitam o aumento das vendas ao anunciar o seu negócio/produto/serviço na internet. Entre as principais e mais conhecidas estão o Google Ads e o Facebook Ads, que apesar do nome, possibilita gerar anúncios tanto para o Facebook quanto para o Instagram. Conheça um pouco mais de cada uma delas:

GOOGLE ADS: O Google Ads é uma ferramenta que possibilita anunciar e expor os seus produtos nos resultados das buscas do Google, quando algum usuário faz uma pesquisa específica e também através de anúncios em formato de banner que aparecem em sites e blogs parceiros do Google, em aplicativos e também veicular anúncios de vídeo no Youtube. Assim, o Google faz com que o seu anúncio apareça em sites e lugares estratégicos.
E especialmente aparecer nos resultados de busca do Google, tem sido cada vez mais valioso. Conforme um levantamento realizado pela NZN Intelligence, cerca de 88% dos consumidores buscam informações dos produtos no Google antes de adquirir algum produto/serviço, por isso investir nessa ferramenta de anúncios é tão importante atualmente.

FACEBOOK ADS: Já o Facebook Ads é a ferramenta que veicula seus anúncios nas redes sociais do Facebook e do Instagram. Os anúncios nas redes sociais podem ser mais ativos, já que circulam nas plataformas onde o seu público pode olhar e interagir diariamente. Assim como no Google, no Facebook Ads você pode criar diferentes segmentações para seus anúncios, definindo idade, gênero, localização/cidades, preferências e interesses, para que o seu anúncio alcance da forma mais assertiva possível o seu público alvo.

O uso destas ferramentas é gratuito, você só paga o valor do anúncio que for realizar e do qual, você mesmo define o valor e a forma de pagamento via boleto ou cartão de crédito. Mas, se o domínio destas ferramentas pode parecer um pouco difícil, caso você não tenha tempo ou conhecimento sobre o uso delas, procure uma agência ou um profissional experiente na área para realizar suas campanhas e anúncios de forma eficiente, gerando visibilidade para sua marca e principalmente, gerando vendas e potencializando seus resultados.

Confira a seguir algumas práticas importantes que podem contribuir e fazer toda a diferença para aumentar as vendas da sua empresa, ao anunciar na internet:

  1. Esteja presente nos canais onde seu público está
    Não limite suas vendas apenas ao e-commerce. Anuncie também nas redes sociais e nos marketplaces, afinal, seu público pode realizar compras a partir de qualquer canal, por isso, você precisa estar preparado para atendê-lo em todos eles. Ao possibilitar o atendimento ao seu potencial cliente nos canais que ele utiliza, consequentemente pode refletir em um aumento no seu faturamento.
  2. Site Responsivo
    Um site responsivo é um site que se adapta a qualquer formato de tela, dos desktops aos smartphones e tablets. E considerando que muitas compras, ou talvez até mesmo a maioria delas seja realizada através de smartphones e tablets, é muito importante investir em um site responsivo, pois assim você possibilita aos usuários uma experiência de navegação e compra agradável, enquanto um site ruim, com aparência complicada ou até mesmo lento, pode levar à desistência da compra online.

  3. Otimizações de SEO
    O SEO (Search Engine Optimization) é uma ferramenta que muitas empresas utilizam como estratégia de otimização dos resultados em sites de busca, como o Google, para ranquear nos resultados de forma orgânica, sem investimento pago. Essas melhorias são feitas normalmente nos e-commerces, para que os sites fiquem mais adequados para aparecer no topo das buscas que os usuários fazem. A realização dessas otimizações é fundamental, já que isso proporciona à sua empresa se destacar nos resultados de busca e ser sempre encontrada.
  4. Relação com seu cliente
    Principalmente nas vendas online, o tratamento ao cliente deve ser feito da maneira que você gostaria de ser atendido. Então, priorize estabelecer um vínculo de confiança com seus possíveis clientes virtuais.

Lembre-se que o mais importante é manter-se atualizado em relação a essas e outras ferramentas para identificar qual delas se aplica melhor ao seu negócio. Caso as dicas possam parecer um pouco complexas para colocá-las em prática sozinho, entre em contato com a Begin e saiba como podemos aplicá-las.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × três =