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Como aparecer nas pesquisas por IA

Como aparecer nos resultados de pesquisa por IA

Para garantir que um conteúdo tenha alto desempenho em pesquisas por IA, é essencial combinar técnicas de SEO tradicional com estratégias específicas para inteligência artificial. 

A forma como buscamos informações está mudando — e rápido.

Hoje, perguntas do dia a dia como “Remover mancha de café” até assuntos mais complexos sobre “Como reaproveitar plástico na construção civil?” são feitas diretamente ao ChatGPT, Bing AI ou ao Google SGE (Search Generative Experience), e as respostas dadas por estes serviços vêm de sites bem estruturados, confiáveis e otimizados para as IAs.

Mas como garantir que o seu conteúdo seja usado como base para respostas nas ferramentas de IA?

Neste artigo, a Begin compartilha o que está funcionando na prática para aparecer nas buscas feitas por inteligências artificiais e te mostra como aplicar isso no seu negócio com estratégias claras e técnicas atuais.

A IA mudou o SEO para sempre

Com a chegada do Google SGE, do ChatGPT e do Gemini, os usuários não estão mais apenas clicando em uma lista de links nas páginas de resultados (SERP).

Eles esperam respostas diretas, confiáveis e em linguagem natural como em uma conversa.

Por isso, otimizar para IA não é mais uma opção, é uma necessidade estratégica para sua marca.

Para referenciar uma página em um resultado de pesquisa, as IAs escolhem páginas com:

  • EEAT (Experiência, Expertise, Autoridade e Confiabilidade);
  • Formatação otimizada (listas, tabelas, FAQs);
  • Atualização constante e fontes confiáveis;
  • Linguagem natural e direta.

Portanto, ao criar conteúdo, tenha especial cuidado em embasar suas afirmações. Demonstre sua experiência através de casos reais e relatos da aplicação da sua solução, produto ou serviço.

O Que Funciona para SEO com Foco em IA

A seguir, listamos estratégias práticas adotadas pela equipe de SEO da Begin que geram resultados consistentes:

  1. Crie Conteúdos no Formato de Perguntas e Respostas
    Formatar seu conteúdo como FAQs ajuda assistentes de IA a extrair respostas com mais facilidade.
    Exemplos:
    Pergunta: Qual o melhor material para construir um deck em áreas externas?
    Resposta: O ideal é usar materiais como madeira plástica ou compósitos reciclados, que oferecem resistência à umidade e alta durabilidade. A seguir, explicamos os prós e contras de cada um.
  2. Use Palavras-Chave Conversacionais
    Abandone o foco em termos genéricos e prefira cauda longa com linguagem natural.
    Exemplos:
    “Qual tipo de deck aguenta chuva sem apodrecer?”
    “Modelos de laptop que tem maior durabilidade da bateria”
  3. Otimize para Snippets e Google SGE
    Use listas numeradas, bullet points e tabelas;
  4. Responda às perguntas rapidamente e aprofunde depois
  5. Estruture bem o conteúdo com H2 e H3 informativos.

Checklist Rápido para SEO Voltado à IA

A equipe de SEO da Begin preparou um checklist super rápido para você certificar-se que está publicando conteúdo que pode aparecer em resultados de pesquisa gerados por IA. Confira:

Checklist de SEO para IA:
⬜ Use linguagem natural e responda perguntas completas
⬜ Inclua fontes confiáveis e links de apoio
⬜ Atualize seu conteúdo com frequência
⬜ Tenha uma página “Sobre” com autoridade real
⬜ Use o arquivo LLMs.txt no seu site para orientar as IAs
⬜ Estruture conteúdo com tópicos claros, bullets e tabelas
⬜ Otimize títulos e CTAs para gerar cliques mesmo após snippets
⬜ Gere conteúdo focado nas necessidades do usuário

Case de Sucesso: MBS Soluções Ecológicas

A Begin implementou para a MBS Soluções Ecológicas — empresa especializada em madeira plástica — uma estratégia completa de SEO aliada à otimização para inteligência artificial.

A página da empresa MBS Soluções Ecológicas aparece nos resultados de busca generativa, snippet de destaque e fontes de consulta da busca generativa do Google (screenshot obtido em 02/06/2025, 08:10)

Resultados alcançados após os primeiros 6 meses de implementação:

  • Posição #1 para 12 keywords como “o que é madeira plástica sustentável”, “deck ecológico durável” e “benefícios da madeira plástica”, “parada de ônibus ecossustentável”;
  • Aumento de 150% no tráfego orgânico, sendo que 35% vieram diretamente de ferramentas de IA como ChatGPT e Bing AI;
  • Perguntas sobre reciclagem plástica e projetos com madeira plástica ecossustentável no Gemini agora referenciam páginas do site da MBS como fonte confiável.

Esse desempenho foi possível graças à combinação de conteúdo orientado por especialistas, SEO técnico refinado e foco em EEAT, garantindo que a marca se tornasse uma referência confiável tanto para o Google quanto para os assistentes de IA.

Quer aparecer nas respostas das IAs?

A Begin pode aplicar essas estratégias no seu projeto — com foco técnico, editorial e analítico para garantir performance em todas as frentes do SEO moderno.

Vamos conversar? Fale com a gente e entenda como posicionar sua marca no topo — e até nas respostas do ChatGPT!

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