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O tal Marketing de Conteúdo

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Francesca Marcilio

Francesca Marcilio

Diretora da Begin Marketing de Relacionamento e especialista em Marketing, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é Bacharel em Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), tendo recebido a Láurea Acadêmica por suas excelentes notas e a Medalha Dolaimes Stedile Angeli, Mérito Relações Públicas.

Cada vez mais se ouve falar que investir em estratégias de Marketing Digital é essencial. O que era um diferencial acabou virando requisito básico para empresas que querem conquistar seu público e interagir de forma mais próxima e ativa com o mercado. Uma das áreas do Marketing Digital que vem ganhando destaque dia após dia é o Marketing de Conteúdo. Mas afinal, o que é esse tal Marketing de Conteúdo e quais são os reais benefícios para as empresas que investem nisso?

Além de buscar engajamento com o público-alvo de uma marca e aumentar a rede de clientes e de potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia capaz de atrair, envolver e gerar valor para as pessoas, criando uma percepção positiva da sua empresa, o que consequentemente e a quase que “inconscientemente” ajuda nas vendas.

No processo de construção da imagem, o Marketing de Conteúdo é uma ferramenta muito útil para gerar aproximação dos consumidores com a marca, tornando-a mais “humana” e com um investimento bem menor que a publicidade direta.

A lista de benefícios gerada pelo Marketing de Conteúdo é extensa, mas aí vão alguns deles:

  1. Ajuda a marca a ser encontrada por seus clientes, sempre que buscarem por ela ou por algo relacionado aos produtos e serviços oferecidos pela empresa, pois permite que a marca seja melhor posicionada nas buscas feitas no Google ou mesmo em outras ferramentas de busca, aumentando suas chances de venda.
  2. Por ser menos agressivo que as ações de marketing tradicionais, o Marketing de Conteúdo ao invés de interromper o cliente oferecendo seus produtos e serviços, busca preparar o terreno para o momento em que os consumidores irão buscar por sua marca, seja para solucionar um de seus problemas ou mesmo para efetuar uma compra.
  3. O conteúdo gerado é compartilhado livremente pelo público-alvo de sua empresa, justamente por oferecer material capaz de ajudá-los em suas dúvidas ou por conter informações que o consumidor considera importantes no seu dia a dia. Esse compartilhamento é otimizado pelas redes sociais, onde as pessoas compartilham aquilo que acham interessante, aumentando o número de pessoas que visualizam esse conteúdo, sem exigir investimentos.
  4. Para divulgar sua empresa na mídia tradicional é indispensável fazer investimentos para manter suas campanhas promocionais no ar. Essas campanhas geralmente tem um tempo determinado, ao contrário do que acontece no marketing de conteúdo, onde geralmente os assuntos tratados tem um tempo de vida maior.
  5. A coleta de informações para monitorar os resultados é facilitada, permitindo identificar que tipo de conteúdo é mais procurado pelos visitantes, quais páginas geram mais vendas ou mesmo quais geram mais acessos.
  6. É uma excelente ferramenta para aumentar a visibilidade de uma marca na internet, tornando-a presente para aproveitar todas as oportunidades de negócio na rede.
  7. Ajuda a fidelizar o público e transformá-los em defensores da marca, pois além de comprarem com frequência de sua empresa, clientes fiéis estão sempre disponíveis a recomendar seus produtos e serviços para outras pessoas.
  8. Ajuda a educar o mercado, preparando-o para receber produtos ou serviços inovadores, principalmente em segmentos pouco explorados.
  9. No pós-venda, ajuda a marca, pois os clientes podem tirar dúvidas comuns que surgem após a compra ou mesmo ajudar em caso de problemas.

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia interessante para empresas de qualquer segmento, que estão buscando se aproximar de seus clientes, educar o mercado e efetuar mais vendas. Produzir conteúdos com regularidade para informar, educar e entreter o seu cliente é essencial, não escrevendo apenas o que a sua empresa faz, mas sobre o que seus clientes precisam. Let’s begin?!