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Playlist para lojas: Como criar a melhor seleção musical

Como criar playlist para lojas

Hoje o assunto é música e como ela diz muito sobre quem somos! Acredita que marcas também têm esse poder de conectar com a gente através das músicas?

Sabe quando as marcas ficam meio parecidas umas com as outras? Pois é, a música pode ser aquele segredinho que faz a diferença e nos conquista de vez! Imagina você curtir um som e descobrir que aquela marca que você adora também curte o mesmo ritmo? Conexões são feitas justamente nesse tipo de detalhe.

A escolha da trilha sonora precisa ser certeira. Nada de jogar qualquer música por aí. A atmosfera da sua marca tem que ser autêntica e representar mesmo a identidade da marca. Só assim os seus clientes vão se sentir parte da experiência e embarcar nessa jornada musical junto com a marca.

Acompanhe esse texto, que iremos te ajudar a escolher a melhor seleção musical para a sua loja ou marca. Seguindo essas dicas, com certeza você vai atrair ainda mais pessoas que se identificam com o som da sua marca. Bora deixar essa trilha sonora no ponto e arrasar no branding!

Primeiramente, vamos falar sobre gostos musicais.

Sabemos que cada pessoa tem seu próprio gosto musical, não é mesmo? E isso vale para os colaboradores e até mesmo para o dono da loja ou marca. Às vezes, as preferências de música não combinam com a identidade que queremos transmitir para a marca e para o nosso público-alvo. Então, como lidar com esse desafio?

Nesse sentido, é crucial ter cautela ao misturar diferentes estilos musicais, para evitar confundir os clientes ou passar uma imagem equivocada da nossa marca. Uma dica valiosa é ser flexível na escolha das faixas, priorizando sempre as estéticas sonoras da marca e a persona musical em vez do gosto pessoal ou de terceiros.

Claro, isso não quer dizer que devemos ignorar as sugestões da equipe que está na linha de frente da loja. Muito pelo contrário! Se eles entenderem claramente a identidade da marca, suas opiniões podem ser muito importantes para criar uma playlist perfeita, focada em alcançar resultados incríveis!

Sabe o que acontece com mais frequência do que imaginamos? Cair na armadilha de escolher a playlist errada para a loja. E aí, meu amigo, é game over para manter a atenção do público. Isso é tudo o que não queremos, certo? Por isso, vamos ligar o alerta e evitar esse vacilo para manter todos sintonizados com a nossa marca!

E, falando na opinião de quem está na linha de frente da loja, conheça quem chega na porta, entenda seu público-alvo!

Sem dúvida, um mapeamento detalhado dos clientes que frequentam a loja é o ponto de partida fundamental. Esse processo nos guia em várias escolhas estratégicas do negócio, e, é claro, também facilita a criação das playlists que vão conquistar públicos específicos em horários bem determinados.

Imagine só, você pode perceber que pela manhã, sua loja é frequentada principalmente por pessoas mais velhas. Para esse grupo, uma playlist com músicas que transmitam tranquilidade e paz pode funcionar como um verdadeiro encanto.

Agora, já no início da noite, grupos mais jovens podem dominar a cena, seja depois do trabalho ou indo para a faculdade. Esses jovens costumam ficar por dentro de todas as novidades, então a sacada aqui é priorizar faixas que estão no topo das paradas no momento.

Portanto, não perca tempo e descubra o quanto antes a faixa etária que predomina entre sua clientela. Mapear os diferentes perfis, observar detalhadamente a movimentação da loja e entender o comportamento dessas pessoas são informações preciosas para garantir que as trilhas musicais escolhidas sejam poderosas ferramentas para estimular as compras.

Afinal, a playlist certa é aquela que cria uma sintonia perfeita com seus clientes, fazendo com que eles se sintam à vontade e conectados com sua marca.

Escolha um gênero musical que reflita a identidade da sua marca.

Nesse contexto, é essencial enxergar o ponto de venda como um espaço de experiências únicas, que possui suas particularidades relacionadas ao contexto sociocultural em que está inserido, ao perfil do público que o frequenta, à variedade de produtos oferecidos, à época do ano e até mesmo às diferentes sensações que desejamos despertar ao longo do dia.

No entanto, muitas vezes nos deparamos com a realidade de que a playlist que parecia ser perfeita não funciona tão bem no dia a dia da loja.

Vamos supor que selecionamos músicas com uma batida mais lenta, combinando perfeitamente com a essência da marca. Essas músicas podem até funcionar superbem em uma playlist conceitual no Spotify da marca, mas como música ambiente da loja, pode acabar se tornando monótona e pouco estimulante.

Para entender todas as nuances que impactam a experiência da loja, é fundamental abrir um diálogo com a equipe de gerentes e vendedores. Essa conversa tem como principais objetivos:

  • Descobrir o ritmo da loja: Qual é o tempo médio que os clientes permanecem durante uma compra? Eles costumam chegar já sabendo o que querem, ou preferem explorar e experimentar os produtos?
  • Definir horários de pico: Identificar os momentos em que a loja precisa tocar músicas mais animadas, mais calmas, e assim por diante.

Fique de olho na concorrência, até no volume.

Se você está um pouco perdido e não sabe por onde começar na escolha das músicas, faça uma pesquisa de mercado. Sim, é isso mesmo! Vamos dar uma espiadinha nas estratégias das empresas concorrentes para se inspirar.

Isso significa dar uma “passadinha” nas lojas do mesmo setor que o seu e também em estabelecimentos que vendem produtos diferentes dos seus. Mas, olha, não é só uma visitinha qualquer, tá? É hora de colocar o chapéu de cliente e observar tudo nos mínimos detalhes.

Quando entrar na loja do concorrente, preste atenção ao tipo de música que eles colocam para tocar no ambiente da loja. Perceba quais sensações essas músicas transmitem para você. E olha só, tem mais: repare se tem algum outro elemento que deixa o lugar agradável, como um cheirinho bom ou uma iluminação diferentona.

E claro, foco na playlist! Analise se as faixas te deixam tranquilo e relaxado ou se dá vontade de sair voando pela loja. E ainda, preste atenção se as músicas são mais alegres ou se acabam te deixando na monotonia.

Mas não para por aí, viu? Lembre-se que o estilo musical e o ritmo podem variar ao longo do dia. Então, se tiver a chance, visite os locais em horários diferentes e sinta como cada melodia mexe com você. Esse “test-drive” vai te dar uma visão superbacana do potencial de cada ritmo e energia no processo de compra.

E se liga nos erros básicos, aqui vai um: Repetir a mesma track várias vezes

Bora falar sobre um erro bem comum na hora de planejar a playlist de uma loja: as repetições! Imagina só o cliente ficar na sua loja por pouco tempo e ouvir a mesma música várias vezes. É capaz de ele não sair de lá com a melhor impressão da sua marca, né? Aí a coisa fica ainda pior se a música não for do agrado dele.

E olha só, pensa na equipe de vendas que passa o dia inteiro na loja e escuta a mesma música centenas de vezes. Vamos imaginar a produtividade da equipe, afinal, ninguém curte ficar escutando as mesmas músicas em looping infinito, não é mesmo? A dica é evitar essa cilada e garantir que a playlist seja elaborada de forma inteligente, evitando repetições chatas.

Tá difícil? Que tal uma ajudinha?

Sabemos! A montagem de uma playlist exige atenção a diversos aspectos cruciais para alcançar os melhores resultados e não é nada fácil. Isso envolve estudos aprofundados e um mapeamento abrangente do público-alvo, considerando o perfil dos clientes conforme o segmento da sua loja e a identidade da sua marca.

É por isso que a Begin Marketing está aqui para te ajudar a garantir o serviço com a máxima qualidade, impulsionando as vendas e aprimorando a experiência de compra.

Ao contrário do que você encontraria em uma estação tradicional, com a Begin Marketing você terá uma programação planejada de acordo com suas necessidades, transmitindo as mensagens que deseja e proporcionando as sensações que quer passar aos ouvintes, incluindo tanto a equipe de vendas quanto os clientes.

Com a Begin, a música se torna a porta de entrada para o coração dos seus clientes, tornando sua marca inesquecível e destacando-a da concorrência. Confie na nossa dedicação em transformar sons em sentimentos e experiências inesquecíveis. Vamos juntos estudar as músicas para criar a atmosfera e uma identidade musical marcante para sua marca e fazer com que ela seja lembrada e amada por todos!

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