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SEO: O futuro das buscas para 2023

SEO e o futuro das otimizações de sites

A estratégia de marketing mais impactante é o SEO. O futuro das buscas na internet passa por uma estratégia de busca orgânica inteligente e focada em conteúdo relevante e útil para os usuários. 

 

Veja no Conteúdo

Como foi 2022 para SEO

A empresa americana Conductor realizou uma pesquisa com mais de 500 profissionais de marketing e obteve resultados interessantes. 82% reportaram que SEO teve um impacto positivo nos objetivos de marketing em 2022.

Qual impacto SEO teve na performance de marketing e objetivos em 2022?

Gráfico: Impacto SEO teve na performance de marketing e objetivos em 2022 - Fonte: Conductor.com

Fonte: Conductor

“Para 2023 e além, SEO continuará a aumentar em importância para todas as empresas, independentemente do porte, devido ao seu custo-benefício, capacidade de aumentar a visibilidade e o alcance e benefícios a longo prazo.”

Steven Van Vessum, SEO Trends and Predictions Report 2023

Baixe o relatório completo: SEO Trends and Predictions Report 2023 (em inglês)

Todas as empresas que procuram ampliar o alcance de suas marcas e se tornar referência  em seus mercados precisam entender claramente  o que é SEO e como ele funciona para aproveitar ao máximo os resultados que ele gera quando bem aplicado.

Seja um site sobre animais de estimação, veículos ou um blog de moda ou sobre saúde, é importante compreender que todos têm a capacidade de vender e progredir no meio digital através de uma boa otimização para mecanismos de busca.

De modo geral, os trabalhos de SEO visam duas coisas principais: melhorar a classificação de um site em ferramentas de busca, como o Google e o Bing e criar autoridade para uma marca.

Segundo Neil Patel, um dos gurus do SEO, 75% dos cliques acontecem nas primeiras 3 posições das páginas de resultado de pesquisa (SERP). 

Assim, estar o mais próximo possível do topo das pesquisas trará um tráfego maior interessado no seu conteúdo. 

Já no quesito autoridade, vale mostrar o quanto sua marca é confiável através de estratégias de link building. 

Uma indicação de que outros sites e pessoas fazem referência ao seu conteúdo,  reconhecendo, assim, sua relevância.

Os motores de busca reconhecem esta característica de comportamento como um indicativo de autoridade no assunto que você está tratando e elevam o posicionamento das suas páginas nos resultados.

No fim das contas, é uma equação simples: quanto mais alto for o ranking de um site, mais visitantes ele terá, mais tráfego receberá e maior será a probabilidade de conversão em alguém se tornar um cliente.

Portanto, é sempre importante investir em SEO. 

Para 2023, teremos novidades mas também a consolidação de algumas técnicas antigas já bem conhecidas por todos que trabalham otimização de sites.

A equipe da Begin Mkt selecionou algumas delas. Vamos conhecer?


As principais tendências em SEO para 2023

Conjunto com Assistentes de Voz

Assistentes Virtuais e Pesquisas por Voz

O uso de assistentes virtuais, tais como Alexa, Siri e Google Assist, estão presentes em cerca de 55% das residências, quer por meio de dispositivos dedicados ou de reconhecimento de voz.

A procura por informações através de pesquisas de voz é cada vez mais comum, e mesmo em uma página de conserto de aquecedores elétricos é possível aproveitar esse assunto para produzir conteúdo ou utilizar o SEO para aumentar o tráfego de usuários.

Quando o usuário faz uma pergunta ao dispositivo, ele realiza uma busca na internet para encontrar a melhor resposta.

Resultados zero click, aqueles que são exibidos pelo Google com a resposta completa à uma pergunta sem que seja necessário clicar e visitar o site de origem, são uma particularidade muito explorada pela voice search.

As marcas que estiverem atentas a estas oportunidades obtêm vantagem ao iniciar e fortalecer  relacionamentos com seu público.


Imagens informativas e de alta qualidade 

O mesmo acontece com as imagens de alta qualidade, que são elementos vitais do comércio eletrônico e, com o crescimento das mídias sociais e a popularidade do Instagram, as pessoas estão procurando cada vez mais por vídeos e imagens de qualidade.

Elas agora são consideradas parte importante do SEO, pois ajudam a transmitir a informação para os usuários.

Mas é importante ter alguns cuidados. Imagens genéricas, meramente ilustrativas e que não reforçam o conteúdo acabam tendo o efeito contrário.

Não incluir tags importantes como as descrições “alt” e “title” são erros graves. Estes textos são largamente utilizados por leitores de tela e são utilizados como fator de qualidade e ranqueamento de uma página.

Usar termos e palavras-chave nos descritivos, nomes de arquivo e tags assim como imagens que transmitam a informação adequadamente, são uma condição que vai perdurar em SEO técnico para 2023.

A estratégia de utilizar palavras-chave com erros de português, pensando na forma como um usuário pode escrever, pode não ser mais eficaz.

Por isso, é necessário fazer ajustes nas estratégias de pesquisa de palavras-chave e mudar a abordagem usada nos artigos.


E-E-A-T, Core Web Vitals e Helpfull Content System

Estes termos complicados para alguns são responsáveis por avaliar a qualidade de um conteúdo e o quão relevante, confiável e útil ele é para as pessoas.

E-E-A-T (Experience, Expertise, Authority, Trustworth) que em português significa respectivamente, Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiança. O Google leva em conta essas quatro características para avaliar a qualidade de uma página.

A atualização Helpful Content System do Google privilegia conteúdos escritos por pessoas para pessoas. Ou seja, quem tenta escrever para motores de busca sai perdendo.

Cada vez mais, o Google é capaz de identificar conteúdos originais, escritos com opiniões, instruções, esclarecimentos e depoimentos de pessoas para ajudar a resolver os problemas de outras pessoas.

Já o Core Web Vitals se concentra na experiência do usuário na web. Ele mede fatores como a velocidade de carregamento de uma página, a interatividade do site e o tempo de resposta de seus elementos visuais.

O Google usa esses dados em conjunto para avaliar a qualidade da experiência do usuário no site e para determinar se um site é adequado para ser ranqueado mais alto nas pesquisas.


Conteúdo de qualidade sempre!

Em relação a produção de conteúdo temos que ser precisos, talvez seja uma obviedade, mas é preciso ser citado!

Conteúdo é uma das melhores estratégias de marketing atualmente. 

Já que as pessoas exigem mais da internet, o conteúdo “premium” é o que incentiva os usuários e ajuda o SEO a impulsionar positivamente sites e blogs em vários setores.

Portanto, a produção de conteúdo relevante, atualizado, dinâmico e acessível permanece sendo, e provavelmente será por muito tempo ainda, uma tendência para o sucesso das estratégias de marketing online.


Dispositivos móveis e realidade aumentada (AR)

Smartphone utilizando Google Maps com realidade aumentada para mostrar um trajeto

A popularidade dos smartphones já não é novidade. Cada vez mais, a internet é acessada de dispositivos móveis para as mais diversas atividades. “Mobile first” é um planejamento mais do que necessário para qualquer projeto web.

O uso da realidade aumentada (AR) através destes dispositivos também é uma tendência para 2023.

Ao contrário da realidade virtual (VR) onde o usuário precisa usar um óculos especial para interagir, a realidade aumentada utiliza-se somente do smartphone ou tablet sem qualquer complemento físico.

Marcas que utilizarem esta tecnologia associadas a seus produtos e serviços tem grande vantagem.

“Olhando para o futuro, há uma nova fronteira da computação com potencial que leva tudo isso ainda mais longe – e isso é realidade aumentada.”

Sundar Pichai – CEO Google

Psiu! Lembrou de manter sempre atualizado o seu perfil no Google Meu Negócio? O Google Maps utiliza dados da sua empresa publicados lá.


Vídeos curtos e informativos

A tão alardeada mudança para o vídeo pegou alguns profissionais de marketing de surpresa. 

A popularidade dos vídeos em redes sociais como instagram, tiktok e youtube veio para ficar.

Segundo informações divulgadas pela npdigital.com, 80% dos profissionais de marketing apontam que vídeo é uma fonte significativa de tráfego e vendas.

Construir um canal no Youtube, publicar vídeos com depoimentos em suas landing pages, divulgar vídeos demonstrativos, tutoriais ou esclarecendo dúvidas dos clientes são algumas das formas de explorar vídeos em sua estratégia.

O tiktok está cada vez mais se transformando no buscador preferido da geração Z. Marcas que estão conectadas a este público precisam incluir formatos de conteúdo para esta rede em suas ações.


Palavras-chave de cauda longa

Long-tail keywords precisam ser parte da sua estratégia em 2023. Isso por que a competição por cliques é muito forte e conseguir posicionar-se com termos head-tail é uma tarefa árdua.

A melhor opção neste cenário é optar por termos de cauda longa para conseguir público granular de várias fontes de pesquisa, incluindo pesquisa por voz e pesquisas detalhadas.

Focar-se em alcançar usuários em diferentes estágios do funil de compras ou ciclo de adaptação é possível através do uso inteligente dos termos de pesquisa.

Neste ponto, é crucial consumir algum tempo trabalhando uma lista de termos de pesquisas orgânicas consistente, que atenda à intenção de busca do usuário e ofereça o conteúdo adequado ao que ele precisa. Apesar dos termos long-tail gerarem baixo tráfego,quanto mais conteúdo de cauda longa você tiver associado aos termos head-tail mais efetivo você será em também conseguir ranquear para os termos head-tails.


Inteligência Artificial:
O futuro já estava aqui antes da gente perceber

Interface de pesquisa do Bing com o uso do ChatGPT

Se você ainda não está usando, é questão de pouco tempo para começar a usar. Já temos IA trabalhando nas mais diferentes aplicações e propósitos. 

Com a chegada oficial do ChatGPT no fim de 2022, a inteligência artificial se popularizou rapidamente como uma ferramenta diária de consultas.

O Google também já sinalizou com a sua IA, o BERT está a caminho.

Profissionais de SEO e empresas poderão usar IA para ajudar em suas campanhas, otimizando tarefas, pesquisas, criação de conteúdo entre outras coisas como por exemplo:

  • Tópicos para blogs
  • Sugestão de títulos e subtítulos de artigos
  • Meta-descrições otimizadas para produtos, ppaginas e artigos
  • Servindo como fonte auxiliar de consulta para melhorar um tópico
  • Poupando tempo na criação de conteúdo

Escrever conteúdo autoral ou gerar conteúdo com IA, o que é melhor para SEO?

Muito se discute, se o conteúdo gerado puramente pela IA é realmente útil para o usuário.

Nós, aqui na Begin, acreditamos que conteúdo 100% gerado por IA não é tão relavante quanto conteúdo autoral.

Fizemos alguns testes utilizando o ChatGPT e, apesar de poder-se gerar rapidamente ótimos textos e parágrafos já otimizados para SEO, os resultados não são tão satisfatórios quando o assunto é transmitir experiência e expertise.

A IA também não consegue, pelo menos por enquanto, exprimir emoções em primeira pessoa por exemplo, dando ao texto um tom mais pessoal conectando o autor emocionalmente com sua audiência.

Estas limitações contudo, não desqualificam o uso como uma importante ferramenta de trabalho que otimiza muito a produção de textos e materiais para SEO.


Bem vindo GA4, adeus Universal Analytics

Trabalhar SEO sem possuir uma ferramenta de estatísticas confiável é um voo às cegas.

Para quem não fez a migração do UA para GA4, pode contar com uma ajudinha do Google para fazer a migração automática mas, dependendo das suas configurações, algumas métricas serão perdidas. 

Portanto, fazer o quanto antes a migração para GA4 é fundamental para continuar mensurando suas métricas.


Novidades também para a pesquisa paga em 2023 

2023 não será apenas um ano com mudanças em pesquisa orgânica. Há um cenário especial em torno das pesquisas pagas.

Entre elas podemos destacar:

  • A funcionalidade “público-alvo semelhante” está chegando ao fim em maio de 2023
  • Privacidade do usuário melhorada
  • Fique de olho no  Microsoft Search Ads e sua rede de parceiros. As recentes notícias sobre a aquisição da Xander/partnership e Netflix indicam maiores movimentos nos espaços de Ads
  • Escale suas campanhas com Performance Max
  • Construa estratégias adotando planos de automação + IA para avaliar a performance utilizando dados de usuários.

Conclusões

O SEO é uma estratégia fundamental para o sucesso de um site e para a popularidade da marca.

O uso de assistentes virtuais e imagens de alta qualidade serão mais valorizadas no meio digital.

Além disso, o uso de palavras-chave long-tail e o cuidado com a qualidade das imagens também serão importantes para melhorar o SEO.

Para que marcas, negócios e empresas tenham sucesso na web em 2023, é necessário que possuam um alinhamento de suas estratégias de marketing e SEO técnico para obter resultados positivos e ampliar seu alcance.

Aqueles se se preocuparem em ir além dos 10 links azuis dos resultados das páginas de pesquisa, obterão vantagens competitivas importantes.

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