Muitas pessoas e empresas que possuem um site ou que estão começando seus negócios online aderem à estratégia de ter um blog.
O blog é uma ótima ferramenta de marketing e ajuda muito no ranqueamento de uma marca.
Para algumas pessoas, o passo mais difícil na construção de um blog é começar! Por isso, nossa principal dica é: comece logo! Não espere muito.
Tire um tempo para pensar sobre o assunto, organizar-se, mas não fique só nisso. Coloque um punhado de ideias no editor de textos e comece a escrever o seu primeiro post.
Let’s Begin!
Selecionamos 7 dicas preciosas para te ajudar a lançar um blog de sucesso, confira:
Escolha um nicho
A primeira coisa relacionada ao planejamento de um blog, é que você deve escolher um tópico principal, um assunto que você domine muito bem e que, principalmente, goste muito mesmo de falar sobre ele. Isso não significa que você vai escrever exclusivamente sobre o mesmo tópico o tempo todo, mas ele será o ponto forte do seu blog.
Ao escolher um tópico que você conhece bem e enquadrá-lo em um nicho você dá um norte para o seu blog. As pessoas lerão o seu conteúdo e voltarão ao seu blog para ler mais assuntos semelhantes.
Pesquise palavras-chave
Escolhido o nicho ideal para você, dedique algum tempo para pesquisar palavras-chave. Tente descobrir o que as pessoas querem saber sobre o assunto que você domina. Como elas pesquisam nos buscadores sobre o seu nicho? Quais palavras elas usam nas perguntas fazem?
Esta tarefa realmente consumirá um bom tempo e você acabará com uma longa lista de palavras e termos de pesquisa. Selecione aquelas pelas quais você gostaria de ser encontrado. Não deixe de separar algumas palavras mais competitivas (head keywords) e algumas menos (long tail).
Esta lista de palavras ajudarão você a saber quais deve inserir nos textos que criar e também quais perguntas poderá responder para o seu público.
Crie uma estrutura
Organize os seus artigos em categorias de assuntos. Por exemplo: você pode estar escrevendo artigos para um blog para mães, então algumas categorias que fariam sentido para este nicho seriam educação, saúde, gravidez, amamentação, criança, etc.
Escreva longos, interessantes e maravilhosos artigos para estes assuntos primeiro, mostre tudo o que sabe privilegiando o uso das palavras-chave que escolheu.
Estes artigos serão os pilares do seu blog e receberão um local de destaque no seu site.
Depois, você deve escrever vários outros artigos relacionados a assuntos complementares ou subcategorias da principal e criar links que apontam para a página principal.
Usando esta técnica de categorizar e lincar todo o seu conteúdo você estará mostrando aos buscadores (em específico ao Google) quais são os artigos mais importantes do seu site.
Motores de busca adoram conteúdo e quanto mais eles conseguirem encontrar conteúdo concentrado em um só lugar, maior a chance do seu artigo aparecer nos resultados de busca para o usuário.
Escolha uma plataforma
Existem várias plataformas para publicação de blogs. Quase todas elas são gratuitas. A mais popular é o WordPress que você pode configurar rapidamente e sem nenhum conhecimento técnico. Webnode, Wix e Blogger são outras plataformas que você pode experimentar.
Adicione imagens
A boa prática de SEO para blogs recomenda que, em cada artigo que você criar, coloque pelo menos uma imagem.
Se puder, adicione fotos autênticas, que você mesmo tenha tirado para ilustrar a sua ideia. Sua imagens devem possuir um título e não esqueça da descrição (o atributo alt da imagem).
Se não tiver imagens próprias, procure em banco de imagens gratuitos ou pagos. Escolha imagens que tenham relação com seu texto e nunca pegue uma foto de outro blog para usar no seu próprio sem o consentimento do autor.
Outra coisa muito importante é não descuidar da otimização do tamanho. Utilize ferramentas de compactação de imagens para garantir que suas images carreguem rapidamente. Dessa forma você não perderá performance do seu site e tornará a leitura do blog mais informativa e agradável.
Adicione vídeos
Vídeos são um tipo de conteúdo cuja visualização vem crescendo enormemente. Utilizá-los em conjunto com um artigo de texto bem relevante é uma ótima estratégia. Busque utilizar vídeos curtos que complementem o conteúdo de texto que você produziu.
Insira vídeos do meio para o fim do seu artigo, de forma que a parte textual ocupe o primeiro terço da tela. Embora a posição onde você coloca o vídeo não influencie em nada em termos de SEO, colocá-lo após a dobra da tela fará o usuário ver primeiro o texto que carrega mais rápido do que a miniatura de vídeo.
Trabalhe na promoção do seu conteúdo
Compartilhe em todas as suas redes sociais suas postagens. O ideal é criar um banner com uma chamada para o texto completo que deve ser lido no seu blog.
Utilize também o e-mail marketing, criando uma lista de assinantes e enviando atualizações frequentes sobre o conteúdo que você postar.
Não tenha medo das críticas
Deixamos esta dica por último de propósito. Não espere que o público irá adorar tudo o que você escrever ou que o Google vai colocar o seu post no topo das pesquisas. O mais importante é manter-se motivado e, apesar de qualquer falha ou dificuldade, continuar o seu trabalho.
Veja uma situação que pode ocorrer: Você escreveu um artigo e alguém postou um comentário com uma opinião contrária ou verificou erros nas suas afirmações. Aproveite esta oportunidade para melhorar o seu texto, verifique as informações que foram contestadas, agradeça o comentário e utilize esta situação positivamente.
Ter um comentário no seu blog, seja ele positivo ou negativo, mostra que seu conteúdo está sendo lido.
Resumo
Para blogar é só começar. Escolha um assunto que domine bem, faça sua pesquisa de palavras-chave, escreva seu texto, adicione imagens ou vídeos e trabalhe a divulgação dele nas redes sociais. Daí para frente é só continuar sua jornada de publicações e ver o seu conteúdo crescer assim como o público do seu blog.
Baixe o infográfico com o resumo de ações para iniciar o seu blog e se precisar de ajuda, conte com a equipe da Begin Marketing de Relacionamento. Nossa equipe pode auxiliar desde a estratégia e planejamento de conteúdos, até a produção e publicação dos textos. O serviço ainda contempla a parte de SEO para auxiliar no melhor ranqueamento para seu blog. Entre em contato conosco e saiba mais.
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