Skip to content

10 sites para baixar músicas sem direitos autorais

sites para baixar músicas sem direito autoral
Francesca Marcilio

Francesca Marcilio

Diretora da Begin Marketing de Relacionamento e especialista em Marketing, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é Bacharel em Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), tendo recebido a Láurea Acadêmica por suas excelentes notas e a Medalha Dolaimes Stedile Angeli, Mérito Relações Públicas.

Problemas com músicas em seus vídeos?

Seja para editar a trilha sonora de algum vídeo ou videoaula, curtir uma playlist offline ou criar um som ambiente personalizado, a música está presente em diversos momentos e ainda é grande o número de downloads de músicas no Brasil. Porém, o Brasil é um dos países que mais consome pirataria no mundo, tendo atingido a marca de 4,5 bilhões de streams e downloads não licenciados somente entre janeiro e setembro de 2021.

Mas por que as músicas utilizadas devem ser sem direitos autorais?

O motivo de não poder usar qualquer música como trilha para gravar vídeos incríveis, ou um som ambiente da sua preferência, atende a Lei Nº 9.610 de 19/02/1998, na qual os direitos autorais são reconhecidos como bens móveis, ou seja, eles podem ser comercializados pelos seus detentores de forma expressa, que é quando há um registro dessa formalização. Por isso, é proibida a utilização de músicas protegidas por direitos autorais (também conhecidos como copyright) para fins comerciais sem a devida autorização.

O desrespeito a essa lei implica em condenações penais e civis, mesmo que seja para uso amador. Por isso, se você também curte fazer um download, lembre-se que pirataria é crime e, para baixar músicas sem direitos autorais, existem diversos sites, muitos deles no qual o download é feito de forma gratuita!

Confira a seguir uma relação de 10 sites para baixar músicas sem direitos autorais e aproveite para apreciar suas músicas, de forma legalizada!

Sites para baixar músicas sem direitos autorais

Veja abaixo a relação abaixo dos 10 melhores sites para você baixar suas músicas:

#1 Free music archive

É uma biblioteca interativa com áudios de alta qualidade para download. Os detentores dos direitos das músicas são quem definem as finalidades para as quais elas devem ser usadas.

Porém, para facilitar, eles possuem uma seção dedicada, exclusivamente, para arquivos MP3 que podem ser usados em vídeos.

#2 Coleção de sons do Facebook

A plataforma de rede social também possui uma biblioteca gratuita com diversas músicas sem direitos autorais para uso em vídeos, além de uma página especial, com explicações mais detalhadas sobre direitos autorais.

#3 Dig cc. Mixter

Este site possui músicas sem direitos autorais para uso em projetos comerciais, videogames e vídeos, que já foram utilizados em mais de um milhão de vídeos e jogos.

#4 YouTube Audio Library

Trata-se da plataforma de vídeos do Google, que oferece todo o apoio para os seus produtos de conteúdo, incluindo a disponibilização de músicas sem direitos autorais. Basta fazer o login na plataforma e acessar a opção Estúdio de Criação para ter acesso à biblioteca de áudios.

#5 Bensound

Esse site super organizado oferece diversas opções de músicas e trilhas sem copyright, mas as libera somente para utilização em vídeos, sendo vetada a sua utilização em podcasts e audiolivros.

#6 Incompetech

Oferece diversas opções de filtros para encontrar a música ideal para a trilha sonora do seu vídeo, sendo possível filtrar a busca por duração, gênero e até mesmo por tipo de sentimento, como calmo, agressivo, misterioso, etc.

#7 Open Music Archive

Excelente acervo de músicas sem direitos autorais, que conta com uma plataforma colaborativa. O site distribui as músicas e recebe as colaborações de outros usuários.

#8 Jamendo Music

Bastante atrativo para produtores de conteúdo online, é traduzido em português, porém, tem custo de cobrança para ter acesso às músicas escolhidas. O site informa uma tabela de valores.

#9 OpSound

Aqui é possível baixar músicas sem direitos autorais de forma simples, rápida e sem custo, sendo uma ótima alternativa para quem busca uma opção de download free.

#10 Josh Woodward

São mais de 200 músicas para baixar gratuitamente, porém é preciso conferir as regras para utilização delas. O site também aceita a colaboração através do Paypal ou por Bitcoin.

Music Branding, já ouviu falar?

Além do uso em edições de vídeos, as músicas também são bastante utilizadas como técnicas de marketing sensorial. Por isso, é importante que, ao fazer uso delas, seja respeitado o seu download de forma correta.

A técnica de Music Branding busca através da música, criar associações para o consumidor com a identidade da marca e é aplicada, além da música ambiente, em ações que unem as marcas das empresas à música, como por exemplo através de conteúdos musicais para redes sociais, relacionamento com artistas e influencers, produção de spots e vinhetas comerciais, discotecagem e criação de playlists para eventos, além de campanhas ou ações da marca, patrocínio de eventos, entre outros.

Há, inclusive, estudos que comprovam o aumento de vendas a partir da aplicação de técnicas de marketing sensorial, através do Music Branding, como a técnica de persuasão para marcas ou empresas.

E técnicas como esta integram um novo nicho de mercado, que já é explorado por algumas agências, como é o caso da Begin Marketing, que já disponibiliza em seu hall, este serviço de Marketing Sensorial, que tem se mostrado uma tendência entre as técnicas de marketing mais atuais. A Begin atende empresas e instituições que aderiram a essa estratégia tanto para atrair quanto para reter seu público.

Então, antes de fazer seus downloads de música para a playlist de um evento ou ambientar sua loja, restaurante ou comércio, vá além de suas escolhas pessoais e profissionalize o uso das músicas que for baixar, avaliando também quais as melhores estratégias para utilizá-las. Para saber mais sobre como conectar a sua empresa com o seu público em diferentes canais, ambiente físico e online, conheça o serviço de MUSIC BRANDING da Begin.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − quinze =