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Estratégias de SEO para e-commerce

Estratégias de SEO para e-commerce

A capacidade de atrair novos clientes é crucial para o sucesso de um negócio e, por isso, a implementação de estratégias de SEO para e-commerce é fundamental.

Para se ter uma noção da importância desse tema, é preciso considerar que a primeira página de resultados de pesquisa no Google é o objetivo máximo do SEO.

Isso porque cerca de 90% dos usuários clicam apenas nos links presentes na primeira página, enquanto menos de 10% se aventuram a chegar até a página 2.

É nesse ponto que se torna evidente a relevância do SEO para otimizar sua loja virtual.

Continue lendo para descobrir algumas estratégias simples e eficazes que podem ser adotadas para aumentar suas vendas. Acompanhe!

Leia também: Como vender mais no seu e-commerce

O que é SEO para e-commerce?

O Search Engine Optimization, também conhecido como SEO, consiste em um conjunto de técnicas que um profissional de marketing pode aplicar visando obter melhores resultados para o seu site ou artigo nos motores de busca, como o Google.

Essas técnicas envolvem a utilização de palavras-chave estratégicas para o seu negócio.

Mas por que é tão importante que suas páginas sejam bem classificadas nas ferramentas de busca?

A resposta é simples: quanto melhor o posicionamento de suas páginas nos motores de busca (como Google, Bing, Yahoo, entre outros), maior é a probabilidade de um cliente em potencial encontrar seu site ou landing page.

Qual é a importância do SEO para a sua loja virtual?

Embora seja amplamente utilizado em blogs e sites que visam obter lucros com publicidade, o SEO também pode ser um importante aliado para alavancar as vendas de uma loja virtual.

Na verdade, a implementação de estratégias de SEO é ainda mais crucial em um e-commerce do que em blogs comuns.

Diferentemente dos blogs, as lojas virtuais não dispõem de muito espaço para a criação de conteúdo extenso no qual o SEO pode ser aplicado.

Por isso, é importante saber como aproveitar cada espaço disponível para aplicar essas técnicas.

Os resultados orgânicos nos motores de busca mais populares são a principal fonte de conversão para uma loja virtual.

A fim de garantir o sucesso nas vendas, é fundamental que sua loja seja encontrada por aqueles que buscam os produtos que você oferece.

Por esse motivo, é essencial que a plataforma de e-commerce escolhida para a sua loja ofereça a possibilidade e flexibilidade necessárias para adequar as técnicas de SEO.

Análise da concorrência no e-commerce também pode ser um começo para poder traçar suas estratégias, ainda mais se for um canal já com destaque e relevância.

A importância da optimização do rastreamento

A otimização do orçamento de rastreamento, também conhecida como Crawl Budget Optimisation, é uma estratégia essencial para melhorar o desempenho do seu e-commerce nos mecanismos de busca.

Cada site tem um orçamento de rastreamento definido pelo Google, o que significa que o Googlebot tem um tempo limitado para visitar as páginas do seu site.

Para garantir que as páginas mais importantes sejam rastreadas com mais frequência, é preciso otimizar o orçamento de rastreamento, de modo que o bot possa visitar o máximo de páginas relevantes em cada visita. Isso ajudará a garantir que o seu site seja rastreado com mais eficiência e, consequentemente, melhore sua visibilidade.

Portanto, a seguir apresentamos algumas das melhores dicas essenciais para aumentar a visibilidade, optimização e impulsionar as vendas do seu e-commerce:

Menos é mais

Se você quer que seu site seja encontrado pelos usuários nos mecanismos de busca, precisa entender os conceitos básicos de SEO.

O site precisa ser fácil de entender, assim como sua navegação intuitiva, isso pode ajudar os visitantes a encontrarem o que estão procurando com facilidade.

Além disso, isso também é importante para que o Google possa rastrear e indexar suas páginas com eficácia com um nome relevante e que descrevam o conteúdo da página.

Navegação fluida

Ao criar conteúdo para o seu e-commerce, é fundamental pensar na experiência do usuário ao acessar suas páginas.

Uma dica valiosa é usar títulos e subtítulos que chamem a atenção do visitante, sejam fáceis de entender e estejam relacionados ao conteúdo da página.

Além disso, é essencial utilizar imagens leves, ou seja, com tamanho reduzido para que não afetem a velocidade de carregamento da página, tanto em computadores quanto em dispositivos móveis, como smartphones. Isso garante que a navegação seja mais fluida e satisfatória, sem gerar frustração no usuário.

Lembre-se: uma página bem estruturada e com um carregamento rápido pode ser a diferença entre conquistar ou perder um potencial cliente.

Conteúdo relevante

Para o sucesso do SEO do seu site, não basta apenas ter títulos chamativos e imagens leves, nem uma arquitetura de informação para e-commerce.

O conteúdo também precisa ser relevante e de qualidade para os usuários.

Certifique-se de que suas páginas ofereçam informações úteis e relevantes para seus visitantes, pois isso pode aumentar a probabilidade de compartilharem e linkarem seu conteúdo. Além disso, conteúdos relevantes são mais propensos a obter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa. Portanto, é importante dedicar tempo e recursos para criar conteúdo relevantes e de alta qualidade para seus usuários.

Páginas interligadas

Uma dica importante para que seu site seja melhor visto pelo Google é garantir que suas páginas estejam interligadas umas às outras.

Isso ajuda o buscador a entender melhor a estrutura do seu site e a encontrar suas páginas com mais facilidade.

A estratégia de link building para e-commerce, que apontam para o seu site, ajudam a aumentar a autoridade da sua página.

Por isso, é interessante criar conteúdo de qualidade e compartilhá-lo em outros sites, blogs e redes sociais, para que mais pessoas possam conhecer o seu trabalho e linkar para suas páginas.

Conteúdo para cada etapa da jornada de compra

Alguns dos principais fatores que influenciam na jornada de compra de um cliente em um e-commerce são a descoberta do produto, o interesse pelo item, a comparação com outras marcas e a decisão de compra. Para garantir que o seu e-commerce esteja presente em todas essas fases, é importante ter informações relevantes disponíveis.

Isso inclui páginas de produtos com descrições precisas, listando benefícios e formas de uso, além de imagens que permitam uma boa visualização do item.

Também é importante incluir avaliações de outros clientes e informações técnicas para ajudar o cliente a tomar uma decisão de compra mais informada.

Defina palavras-chave

A otimização de palavras-chave para e-commerce é muito importante para que o seu site apareça bem-posicionado nas pesquisas na internet.

Existem dois tipos de palavras-chave: as curtas e genéricas, e as mais específicas.

As palavras-chave específicas, também conhecidas como long tail, são mais eficazes para aparecer bem-posicionado em pesquisas mais específicas e aumentar as chances de conversão.

Uma ferramenta muito útil para encontrar essas palavras-chave é o Keyword Planner do Google Adwords.

Mas também há outras ferramentas, que podem ajudar você a ter ainda melhores resultados.

Avaliações e informações sobre sua loja

Se você oferece um bom produto, é fundamental mostrar isso para quem está pesquisando. Na verdade, mais de 90% dos consumidores são influenciados pelos comentários e avaliações de compradores a respeito dos produtos.

Quando os usuários têm acesso às opiniões de outras pessoas, eles confiam mais nas informações que estão descritas, o que aumenta a chance de venda.

Usar o Google Meu Negócio, manter as informações da loja precisas e atualizadas, como horário de funcionamento, endereço e telefone também fazem parte da estratégia de SEO local.

Portanto, é essencial que o seu site permita que os clientes avaliem os produtos, deixem comentários, compartilhem suas experiências e promovam seu produto e negócio de forma local.

Dessa forma, você pode aumentar a confiança dos compradores em sua marca e incentivar mais pessoas a comprarem seus produtos e visar um mercado mais amplo.

Otimizar seu e-commerce para mecanismos de busca é uma parte essencial da estratégia de marketing digital. Esperamos que tenha gostado de algumas dicas que fornecemos aqui.

Mas, fique atento, não basta apenas implementar essas estratégias, o monitoramento e análise de métricas de SEO para e-commerce são essenciais para avaliar o sucesso da sua estratégia e identificar oportunidades para melhoria contínua.

Ao monitorar regularmente suas métricas de SEO, você pode ajustar sua estratégia de acordo com o que está funcionando e o que não está garantindo que seu e-commerce esteja sempre um passo à frente da concorrência. Conte com a equipe da Begin para auxiliá-lo nessa jornada.

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