Skip to content

O poder do Instagram para impulsionar seu negócio

O poder do instagram para impulsionar os seus negócios
Francesca Marcilio

Francesca Marcilio

Diretora da Begin Marketing de Relacionamento e especialista em Marketing, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é Bacharel em Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), tendo recebido a Láurea Acadêmica por suas excelentes notas e a Medalha Dolaimes Stedile Angeli, Mérito Relações Públicas.

O Instagram é uma das plataformas de mídia social mais populares no mundo, atingindo todas as idades, locais e marcas. Ele tem uma base de usuários massiva, possui taxas de engajamento por postagem superiores às de qualquer outra plataforma social e já bateu o recorde inimaginável de mais de um bilhão de usuários ativos por mês.

Saber como utilizar o Instagram para negócios é importantíssimo. São mais de 500 milhões de usuários ativos todos os dias e cada vez mais raro encontrar uma empresa que não esteja inserida na rede social. Para isso, ter uma boa estratégia de Instagram for business é a forma mais assertiva de conseguir visibilidade e notoriedade. Afinal, o Instagram empresarial é uma excelente forma de gerar negócios e vendas.

Como utilizar o Instagram para negócios

Ao contrário de uma conta pessoal, que é atualizada esporadicamente com conteúdo aleatório, é necessário compreender que o Instagram para empresas requer um bom planejamento.

Para isso, a dica é testar postagens com conteúdo atrativo, em diferentes intervalos e horários, e depois rastrear os resultados, criando, a partir daí um calendário de conteúdo.

Outra dica para forte engajamento, é interagir com outras contas do Instagram, responder aos comentários do seu público ou curtir fotos de clientes. Isso aumenta a visibilidade da sua empresa.

O Instagram é uma rede social visual. Então, crie uma comunicação visual atrativa, que utilize padrões de cores, filtros e estilo de fotografia para remeter ao seu negócio.

Outra dica para Instagram de empresas é a criação de hashtags # – elas são ferramentas muito exploradas e podem ajudar a ganhar visibilidade. É possível criar hashtags que são utilizadas nas suas postagens e por todos os clientes que publicam sobre a sua marca – possibilitando que novas pessoas descubram o que você faz. E, por fim, crie a sua própria identidade e compreenda as expectativas e necessidades do seu público.

O Instagram business é indicado para empresas, pessoas públicas, artistas e profissionais liberais. Esse tipo de conta permite promover posts, verificar interações de seguidores em fotos e vídeos e conferir o número de visitas ao perfil.

Instagram for Business

Essa ferramenta foi lançada em 2016 com a finalidade de abraçar os anunciantes e criar uma modalidade de conta especial para negócios. Com ela, as empresas conseguem conhecer o perfil dos seus seguidores e, assim, impulsionar os resultados.

Mais do que divulgar informações como telefone, endereço e descrição do negócio, perfis comerciais têm acesso a dados como impressão, alcance e engajamento das suas publicações. As análises também mostram quem são os seguidores da conta (gênero, idade, localização e os horários de maior acesso). Ainda é possível promover as publicações e até mesmo vender os produtos diretamente na aplicação.

Instagram Ads

Essa é a plataforma de anúncios do Instagram. A partir do Ads, os posts patrocinados são veiculados nos formatos de fotografias, pequenos vídeos e carrossel de imagens. A ferramenta pode ser usada para gerar cliques e conversões, downloads da aplicação, visualizações de vídeos etc. Para anunciar no Instagram, você deve criar uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook e logo após usar o Gerenciador de Anúncios.

Esses anúncios trazem visibilidade, atração e reconhecimento para a marca. Os vídeos curtos, as fotos e as imagens em carrossel são ótimos recursos para educar a audiência sobre o uso de produtos e serviços.

Instagram Stories

Esse recurso do Instagram destina-se a publicação de fotos ou vídeos curtos, os quais permanecem no ar por 24 horas e depois desaparecem. Em um STORY é possível inserir desenhos e emojis decorativos que trazem personalidade e tornam os materiais mais divertidos.

O objetivo desse recurso é fazer com que usuários e empresas possam compartilhar seu dia a dia de maneira informal, o que acaba aproximando os usuários e dando até uma certa “intimidade”. Assim os usuários passam a se sentir mais próximos das marcas com quem tem afinidade, o que torna o uso da ferramenta tão interessante para os negócios.

São muitas as vantagens dos stories para empresas. Se utilizados de forma estratégica trazem uma série de benefícios. Confira:

Quando você publica uma história, seu perfil automaticamente aparece em destaque, na parte superior do aplicativo. Isso aumenta a chance de você aparecer para os seguidores.

Transmissão ao vivo também é uma ótima pedida, sendo que este tipo de história sempre tem prioridade para aparecer na rede.

Os seguidores de sua página acompanharão seus stories automaticamente e é possível acompanhar os resultados a partir do número de usuários que interagiram com cada conteúdo.

E com mais de 10 mil seguidores ou através de stories patrocinados é possível inserir links nas publicações, para levar o usuário até o seu site ou página com mais informações.

Instagram em números

São muitas as vantagens do Instagram para empresas, confira alguns números impressionantes!
• 4,2 bilhões de curtidas no Instagram por dia.
• Mais de 60% dos usuários entram diariamente no Instagram.
• São 400 milhões de posts por dia, com 1/3 dos mais vistos sendo de empresas.
• Mais de 100 milhões de internautas assistem ou compartilham no Live todos os dias.
• 32% dos usuários têm ente 25 e 34 anos.
• Todos os meses há 16,6 milhões de pesquisas no Google por “Instagram”.
• 55 das marcas mais populares e ativas no Instagram, postam 1,5 vezes por dia, na média.
• Estima-se que 71% de empresas dos EUA usam o Instagram, e 80% das contas seguem um negócio no Instagram.
• 72% dos usuários do Instagram dizem que compraram um produto que viram no aplicativo.
• 98% das marcas de moda usam o Instagram.
• O Instagram tem 58 vezes mais envolvimento por seguidor do que o Facebook.

Mas, como colocar isso em prática?

A Begin Marketing de Relacionamento tem toda a expertise para criar estratégias e ações para a conta do Instagram do seu negócio. Vale lembrar que empresas de qualquer tamanho podem obter insights sobre quais posts fazem mais sucesso entre seus seguidores, por exemplo, com métricas como o número de impressões. O recurso é de fácil utilização e funciona através de uma conexão da conta do Instagram com uma página no Facebook, administrada pelo usuário.

Entre em contato conosco para aproveitar todo o potencial do Instagram para o seu negócio.

Fontes:
wired.co.uk/article/instagram-doubles-to-half-billion-users
business.instagram.com
websitehostingrating.com/pt/instagram-statistics/