Skip to content

O segredo do Inbound Marketing para atrair clientes

Funil de inbound marketing
Ândria Tedesco

Ândria Tedesco

Diretora da Begin Marketing de Relacionamento com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é Bacharel em Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Especializada em Social Media. Com experiência em comunicação, marketing estratégico, endomarketing, gestão de redes sociais, relacionamento empresarial, organização de eventos corporativos e sócias. Atua na área de comunicação e marketing há 10 anos, tendo trabalhado junto a diversos segmentos da indústria, comércio e serviços.

Em um mundo cada vez mais digital, novas estratégias de marketing ganham força para atrair consumidores. Uma das grandes apostas é o Inbound Marketing – uma série de ações online com o objetivo de atrair tráfego para um site e trabalhá-lo de forma a se converter em leads ou clientes efetivos dos seus produtos ou serviços.

Em resumo, o marketing de atração, como também é conhecido, é, junto com SEO e Mídias de Performance, uma das estratégias preferidas por profissionais da área que querem potencializar o retorno do investimento em marketing (ROI).

Portanto, se você quer ser um empreendedor digital bem-sucedido, saber como funciona essa ferramenta, seus benefícios e como incrementar ela no seu negócio é primordial.

O primeiro passo é usar o Inbound para gerar confiança, credibilidade e valor do seu serviço ou produto, ou seja, desenvolver conteúdo gratuito atraente, de forma que o cliente sinta necessidade de vir ao encontro da marca.

 

Como funciona o marketing de atração

A dinâmica é bem simples: quer que seus clientes te encontrem no seu site ou nas redes sociais da sua empresa? No Inbound Marketing seus prospects vão até você porque eles estão interessados naquilo que seu negócio oferece. Ou seja, as pessoas escolhem e dão a permissão para que sua empresa faça marketing a elas.

É uma forma de trabalho completamente integrada, que busca a criação de uma sinergia no marketing digital para potencializar suas ações.

Essa é uma abordagem nova e completamente diferente do marketing tradicional ou Outbound Marketing, que preza por uma relação direta com o consumidor, oferecendo seus produtos ou serviços. Em resumo, é a marca que vai em busca do cliente.

 

As cinco fases do Inbound Marketing

Atrair: criando conteúdos de interesse do público-alvo ou persona, o site recebe visitantes e com isso gera leads, ou seja, pessoas que, para baixar um e-book, um vídeo, ou seja, consumir o conteúdo, fornecem alguns dados como: nome, e-mail e telefone. Isso pode ser feito através de conteúdos interessantes no blog, trabalhando bem as questões de SEO, ações nas Redes Sociais, ou mesmo através de links patrocinados. O resultado são visitantes engajados, interessados e propensos a consumir o seu produto ou serviço.

Converter: aqui, a ideia é que o usuário passe suas informações em troca de uma recompensa ou benefício, como uma oferta especial. Afinal, ter um site com muitas visitas e nada de conversão não é muito vantajoso no âmbito do Inbound Marketing. Por exemplo, para a Begin é importante atrair pessoas e empresas que se interessem por Marketing Digital, por isso criamos o e-book Mitos do Marketing Digital . Para baixar esse conteúdo, a pessoa deve deixar nome e e-mail. Ao fazer isso ela “converte” e se torna um lead para a Begin, ou seja, um contato em potencial para adquirir algum dos nossos serviços.

Relacionar: nem todos os clientes em potencial estão no momento de realizar uma compra. A partir da produção de conteúdo focada em diversos problemas e estágios de compra, atraímos também leads em diversos estágios. O Inbound Marketing permite que, por meio de algumas estratégias como e-mail marketing e automações, consigamos qualificar o estágio de maturidade desse lead, identificando se ele está ou não pronto pra comprar e assim conduzindo-o pelo caminho mais adequado.

Vender: nosso objetivo é gerar oportunidades para o seu negócio. Em alguns casos, o processo de vendas acontece dentro do próprio site, e, em outros, é necessário o contato entre um vendedor e o potencial cliente. Em geral, quanto mais complexo o produto, mais o processo de vendas tem de ser algo consultivo, concluindo o papel da nutrição de leads de concretizar a venda.

Analisar: com o Inbound Marketing é possível monitorar cada ação que ocorre nas interações do seu público com seu site, posts e campanhas, o que torna o trabalho mais inteligente. Dessa forma é possível avaliar precisamente os resultados e comprovar o retorno dos investimentos com base nos acontecimentos.

 

Aqui na Begin, avaliamos e definimos os objetivos de marketing junto com o cliente, para então trabalhar o Inbound Marketing, entendendo a estrutura da empresa, o produto ou serviço e os públicos com os quais se relaciona. Buscamos implantar as metodologias digitais apropriadas para o negócio, com foco em relacionamento, reputação e vendas. Trabalhamos conteúdos direcionados ao interesse e necessidades dos seus públicos-alvo e personas, ao invés de levar ao mercado somente os conteúdos que a empresa deseja comunicar.

A RD Station é uma plataforma completa de Inbound Marketing, que auxilia as empresas a tomar decisões inteligentes, melhorando seu desempenho tanto em Marketing quanto em Vendas. Em 2018, a Begin Marketing tornou-se agência parceira da RD, para poder otimizar a entrega de resultados aos clientes, através da automatização e otimização de processos. Com estudo, dedicação e muito trabalho, em poucos meses a agência conquistou o nível SILVER de parceria, validando o comprometimento com o sucesso de nossos clientes.

Quer saber mais sobre Inbound Marketing? Entre em contato com a gente.