Um dos setores que mais impulsiona o comércio eletrônico no Brasil e no mundo é o e-commerce de moda.
Segundo o 41º Webshoppers, no último ano, os segmentos de moda e calçados registraram aumento de 30% no número de pedidos online.
Porém, na mesma proporção que se trata de um mercado próspero e lucrativo, também é bastante competitivo e conta com uma grande concorrência.
Afinal, ao criar um e-commerce de moda, a sua loja online estará concorrendo com milhares de outras lojas, incluindo lojas gigantes, que estão presentes há mais tempo nas vendas online.
Se a concorrência é tão grande, a preocupação principal certamente deve questionar: “Como chamar a atenção de clientes em potencial?”
Pois bem, para ter maior poder competitivo, o seu e-commerce de moda e de qualquer outro segmento, na verdade, precisa se alinhar e aproveitar tudo o que as técnicas, estratégias e ferramentas de marketing digital tem a oferecer.
Separamos 7 estratégias valiosas de marketing digital para o seu e-commerce de moda sair na frente da concorrência!
1. Produza Conteúdo
Produzir conteúdo é a forma mais indicada para alcançar o público para o seu negócio organicamente, ou seja, de forma gratuita, sem investir em anúncios pagos para divulgação.
Para isso, existem várias possibilidades, como criar um blog ou um canal no YouTube e produzir conteúdo sobre moda que, após, também pode ser repostado em suas redes sociais. Se optar pelo blog, inclua links nas postagens, que direcionam o leitor para a sua loja online e, se escolher gravar vídeos para o youtube, encerre-os convidando as pessoas a acessarem seu e-commerce de moda.
Importante! Priorize a qualidade do conteúdo produzido e de colocar em prática as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para que o seu material seja encontrado com facilidade nas buscas do Google.
2. Invista em Mídia Paga (Anúncios)
Mesmo que sua prioridade seja focar em marketing de produção de conteúdo orgânico, quem trabalha com e-commerce sabe a importância e a diferença que reflete nas vendas quando há investimento em mídia paga, tanto para alcançar o público alvo ideal, quanto para que esse público encontre a sua loja quando pesquisar sobre ela, ou por produtos comercializados por ela.
Essa é a maneira mais eficiente de fazer com que as pessoas certas saibam que o negócio existe e incentivá-las a comprar.
O ideal é iniciar com cautela, realizando testes com pequenos investimentos e segmentações menores de público, para observar como o público reage.
Os principais anúncios costumam ser realizados onde a maioria dos públicos costuma estar: nas redes sociais como Instagram, Facebook, Pinterest, Linkedin e Whatsapp e também no Google Ads, por exemplo.
Após anunciar, é importante observar os resultados, dentro do gerenciador de anúncios das próprias ferramentas, ou utilizar um recurso mais completo, como o Google Analytics, que ao estar integrado com estas ferramentas e com o seu site, registra a origem de suas vendas, o caminho percorrido pelo usuário, o tempo de permanência no site, produtos mais procurados, entre outras informações relevantes que poderão ser aproveitadas para gerar mais vendas.
REMARKETING: para trabalhar com mídia paga para e-commerce é muito importante se familiarizar com uma estratégia chamada remarketing, na qual você poderá mostrar anúncios para pessoas que já passaram por sua loja virtual pelo menos uma vez.
3. Presença atuante nas Redes Sociais
Segundo o 41º Webshoppers, as redes sociais são o principal caminho para levar os consumidores para as lojas online do segmento de moda, especialmente canais como o Instagram e o Pinterest, que têm forte apelo visual e costumam ser bastante frequentados por quem se interessa por esse assunto.
Explorar as imagens dos produtos nas redes sociais é fundamental, afinal, elas funcionam como uma vitrine sempre atualizada para o e-commerce de moda.
Por isso, crie o hábito de publicar fotos em boa qualidade, com descrição dos produtos, fornecer informações importantes para os clientes, como tamanhos e variedade de cores e sempre deixar o link para compra ou facilitar a experiência de compra dentro das redes sociais, habilitando a função shopping na sua rede social.
Além da compra, é comum os clientes interagirem e entrarem em contato através das redes sociais.
Dessa forma, é muito importante estar sempre atento para retornar aos seus clientes tanto sobre dúvidas, quanto interagir nas postagens.
4. Parcerias com influenciadores digitais
Os influenciadores digitais podem ser especialmente interessantes para a divulgação do segmento de moda, ao usar sua imagem e influência para recomendar produtos.
A lógica é que é muito mais fácil o consumidor confiar na recomendação de alguém, do que em uma empresa que está indicando o próprio produto.
Dica: Busque por influenciadores que compartilhem da mesma linguagem, estilo e comportamento da sua loja. Envie um produto para ele e acompanhe se ele irá postar algo marcando o @ da sua loja nas redes sociais dele, que seria muito positivo, já que os influenciadores digitais costumam contar com milhares de seguidores, um público potencial que poderia ser influenciado a comprar em seu e-commerce.
Estas ações podem ser repetidas em datas comemorativas e até mesmo com diferentes influenciadores ao mesmo tempo.
5. Ações Promocionais
Outra forma de estimular o público a comprar é através de ofertas e cupons de desconto, que podem ser compartilhados nas suas redes sociais para incentivar os seguidores a uma primeira compra no site ou enviar um código para quem já é cliente, seja por email ou junto com o produto adquirido, para incentivar novas compras.
Os cupons de desconto costumam oferecer um valor fixo de desconto ou uma porcentagem de desconto em determinados produtos ou ainda FRETE GRÁTIS, que todos amam!
6. Datas comemorativas
Datas especiais como Natal e Dia das Mães, costumam vender muito mais do que em dias comuns. Assim, vale se planejar para encaixar suas promoções nestas datas.
Mas ações promocionais exigem bastante planejamento e tempo hábil de divulgação.
Que tal criar um calendário de datas comemorativas interessantes para o seu negócio e assim poder planejar melhor suas promoções?
7. Adote a “Unboxing Experience”
A expressão, em português, se refere à “experiência de tirar algo da caixa”. E, ao trazer o termo para a realidade do seu e-commerce de moda, a ideia é garantir uma boa experiência para o seu cliente, aumentando assim, as chances de fidelizá-lo.
Os influenciadores digitais se especializaram e popularizaram o assunto, ao receber os produtos em casa para testar e gravar todo o processo de “abrir a caixa”, compartilhando a experiência com milhares de seguidores.
Mas, além deles, o cuidado e capricho com a embalagem pode gerar divulgação espontânea com qualquer cliente do seu e-commerce de moda.
É muito comum que as pessoas compartilhem experiências assim nas redes sociais e marquem a loja.
DICA EXTRA
Você sabia que o alto custo da entrega é um dos principais motivos para a desistência da compra no comércio eletrônico?
Que tal, além das dicas acima, oferecer um frete atrativo para o seu cliente? Assim, você atrai clientes novos e também favorece quem já conhece a sua marca.
Afinal, é fundamental que você garanta aos seus clientes uma experiência interessante de compra, do início ao fim, envolvendo também a entrega do seu produto.
Precisa de ajuda para montar estratégias de marketing para seu e-commerce de moda? Conte com a equipe da Begin para lhe auxiliar nessa jornada.
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