Que o mercado gastronômico é um prato cheio para se investir é uma realidade, afinal, as pessoas precisam comer.
Mas não basta oferecer o cardápio mais saboroso ou ofertar os preços mais acessíveis, pois o que torna este mercado tão competitivo, é justamente a exigência de seus clientes, que buscam muito mais do que um sabor diferenciado, ou a facilidade de não precisar preparar sua própria refeição, ou ainda o seu custo-benefício.
Buscam boas experiências, que não se limitam ao consumo, e sim que envolvem tudo o que está atrelado a ele, desde a forma como encontra o seu empreendimento em uma pesquisa sobre onde almoçar/jantar, à forma como faz o pedido, as opções de pagamento e até mesmo como o seu negócio se comunica com ele.
Sim, parafraseando a música dos Titãs, o consumidor realmente “não quer só comida, quer comida, diversão e arte”, em todos os sentidos.
E se você é proprietário, sócio ou administra um empreendimento gastronômico, seja restaurante, bar, lanchonete, cafeteria, food truck ou outro estabelecimento do gênero, já deve ter percebido isso.
Neste meio, precisa destacar seu empreendimento de alguma ou de várias formas, para ser visto, ficar conhecido, ser encontrado, visitado e fidelizar seus clientes, não é mesmo?
Então aí vai uma dica de milhões: não basta ficar parado esperando que os clientes venham até você por conta própria, para eles encontrarem o seu empreendimento, se interessarem e escolherem O SEU restaurante ao invés do seu concorrente, você PRECISA investir em marketing digital para abrir o apetite dos seus futuros clientes.
E se você desconhece como funciona ou não tem familiaridade com o digital, confira as dicas a seguir para entender como alcançar os melhores resultados com o marketing digital e transformar a procura pelo seu empreendimento aumentando sua clientela!
Antes disso, avalie: se um consumidor fizer uma pesquisa na internet em busca de um restaurante, o seu estará aparecerá nos resultados? E aparece na 1ª página? O que faria este consumidor escolher o seu, ao invés de outro local?
Essa é uma importante reflexão que impulsiona muitos administradores a repensarem a forma como estão fazendo o marketing do seu restaurante e a buscar novas estratégias para se destacar.
Para se inteirar mais neste meio, confira a seguir algumas práticas de marketing digital e especialmente de inbound marketing, que precisam ser levadas em consideração se você busca melhores resultados para o seu restaurante, tanto para alcançar maior reconhecimento, quanto fidelizar seus clientes.
1. Diferencie o seu restaurante
Como já comentamos, não basta apenas ser bom, é preciso se diferenciar. E um diferencial inovador pode vir através das estratégias de marketing e do uso das novas tecnologias, como: um aplicativo próprio para reservas, pedidos ou pagamentos on-line via mobile, um cardápio eletrônico com design que destaque a sua comida, etc.
2. Promova o Marketing de Indicação
Trata-se de recompensar as pessoas com experiências satisfatórias como promoções, brindes ou descontos para os melhores clientes; festivais e eventos gastronômicos; incentivo para os clientes divulgarem seu restaurante nas suas redes sociais; Kit Marketing nas Redes Sociais, entre outros.
3. Valorize a Experiência do Consumidor
O objetivo principal deve ser o de sempre superar as expectativas do cliente, proporcionando a ele uma experiência tão positiva, que fará com que ele se lembre sempre da sua marca, que seu empreendimento seja referência para ele. Isso contribui tanto para fidelizar clientes quanto para aumentar as indicações.
4. Use a geolocalização
Para ser encontrado por seus possíveis clientes, seu restaurante precisa se atualizar e se cadastrar em algum aplicativo, caso ainda não esteja. Além de ser mais facilmente encontrado, desta forma também é possível aproveitar o IP ou GPS dos usuários para identificar melhor seus perfis de consumo, através do geomarketing, muito útil para localizar seu público-alvo.
5. Ter um bom Site é essencial
Hoje, mais do que ter um site, ele precisa ser realmente bom, ser de fácil navegabilidade pelos usuários, ser facilmente encontrado online e contar com um blog com conteúdos relevantes e atualizados, que possam atrair mais clientes. Se o seu site não conta com todos estes pontos, é fundamental repensá-lo e modernizá-lo. É extremamente importante para qualquer empresa, oferecer um site funcional, convidativo e que atenda às necessidades dos seus usuários.
6. Mantenha uma boa lista de e-mails
Aumente seu banco de dados de e-mails para fazer e-mail marketing. Para isso, mantenha sua lista de clientes atualizada e mantenha uma comunicação com seus contatos enviando e-mails com novidades do restaurante, incentivos, envio de descontos, parcerias com benefícios e compras coletivas, entre outros.
7. Reforce o seu Marketing de Relacionamento
Além de conquistar, também é importante fidelizar clientes. Para isso, lembre-se:
- Desenvolva um programa de fidelidade;
- Foque no atendimento ao cliente;
- Segmente os seus clientes e realize campanhas personalizadas;
- Invista em estratégias contínuas de marketing;
- Monitore os resultados das campanhas;
- Eleja um canal para se comunicar melhor com os seus clientes.
Leia também: 9 estratégias de marketing para o seu restaurante
8. Inbound Marketing
Uma maneira de acompanhar o desempenho das ações de marketing do seu restaurante é através do Inbound Marketing, ou marketing de atração, que visa atrair clientes através de envio por email de conteúdos relevantes. O Inbound Marketing segue uma sequência lógica de etapas: Atrair – Converter – Relacionar – Vender – Analisar. Veja abaixo um pouco sobre cada uma das etapas e como aplicar essas estratégias para o mercado gastronômico:
8.1. Atrair + Converter clientes
Novamente, ter um bom site é fundamental, além de produzir conteúdos de qualidade, para melhor ranqueamento nas ferramentas de busca. Também é importante dar atenção às suas redes sociais, de forma atrativa e com informações úteis. O Instagram, focado em imagens, é ideal para o segmento! Invista em fotos atrativas das comidas e bebidas para chamar a atenção e invista em iscas de conversão, como por exemplo, fornecer o e-mail, em troca de um desconto no próximo pedido, um aperitivo, estacionamento grátis, etc.
8.2. Relacionamento
Use a linguagem e os canais adequados para o seu público, através das redes sociais e E-mail Marketing. Utilize uma comunicação alinhada com a sua marca, além de seguir as boas práticas de relacionamento por email e nas redes sociais.
8.3. Analise Melhorias e Otimizações
Acompanhe e interaja com as avaliações dos seus clientes nos aplicativos e incentive-os a avaliarem seu empreendimento: avaliações positivas criam o “efeito manada” e as negativas servem de feedback para o negócio e são ótimas oportunidades de melhoria.
9. Invista na Gestão de Tráfego:
O tráfego pago, definitivamente, é a gasolina do seu negócio. Com ele, seu restaurante poderá crescer potencialmente e gerar a escala necessária para se destacar no mercado. Tendo seu público-alvo definido, o tráfego pago aproxima a sua marca a clientes que realmente queiram consumir seu produto/serviço. Com o alcance direcionado ao público certo, você terá um retorno rápido, sem depender de resultados dos algoritmos das redes sociais.
São vários pontos a serem observados e colocados em prática, mas não é tão complicado, não é mesmo? Porém, ao começar a colocar em prática as estratégias de marketing, lembre-se: Estar na mídia certa e com conteúdo relevante pode fazer toda a diferença para o cliente escolher o seu restaurante!
Para facilitar suas estratégias, conte com ferramentas de automação de Marketing Digital, como por exemplo o RD Station Marketing e, se precisar de algum auxílio profissional, conte com a Begin para organizar e realizar todo este processo estratégico para o seu estabelecimento!
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