Há alguns anos o dia do cliente vem se mostrando um multiplicador de faturamento, ganhando cada vez mais espaço e incentivo para novidades em estratégias digitais, principalmente nos e-commerces.
Comemorado no dia 15 de setembro, a data que pode se estender com ações para semana ou até o mês inteiro, é um momento oportuno para vender mais com ações de marketing para a sua empresa. Isso porque, os compradores fiéis aos marketplaces aguardam por novas ações, descontos e promoções.
Em 2021, dados do relatório da All iN Social Miner mostram um crescimento de 46% no faturamento do comércio eletrônico no dia 15 de setembro, se comparado a 2020.
Itens de moda, acessórios, alimentos e supermercados foram os mais procurados na primeira quinzena de setembro.
Além disso, o estudo revela que 3% dos consumidores que fizeram uma compra no Dia do Cliente, tinham comprado na mesma loja, na mesma data no ano anterior, o que mostra a importância de investir em fidelização.
Objetivo do Dia do Cliente
O Dia do Cliente nasceu de um objetivo simples, que as empresas pudessem homenagear seus clientes de diferentes formas, para que eles se sintam valorizados com o que mais procuram: preços baixos e descontos!
É claro que, desde a época na qual foi criado, o alcance da popularidade do Dia do Cliente foi ampliado dentro das plataformas digitais e e-commerces com o uso da tecnologia, o que ajudou a incrementar o faturamento das empresas.
A seguir descrevemos algumas estratégias para destacar o seu negócio nesse período.
Campanhas Especiais
Montar uma estratégia para campanha de Marketing Digital específica para o Dia do Cliente é sempre uma boa prática.
Criar esse material em especial pode ser um trabalho extenso, posts, mídia, propaganda, pensar e estruturar como isso pode ser exibido em diferentes redes sociais ao mesmo tempo, criar cadastros para ações exclusivas, entre tantas outras coisas que podem ser pensadas para a data.
Caso tenha uma ferramenta de e-mail marketing automatizada, ela pode te ajudar a criar um material mais personalizado, tendo em vista o histórico de compras do cliente e o que ele mais se interessa.
Procure também agregar informações importantes da reputação da sua empresa como seus bons números de vendas e relatos das experiências de compra de outros clientes.
Para Clientes Fiéis
Que tal descontos progressivos para os clientes mais antigos? Recompensar a fidelidade dos clientes precursores da sua lista de contatos pode ser uma boa chamada para a recompra no seu e-commerce.
Por vezes, somos surpreendidos com empresas fazendo promoções para novos compradores e deixando os antigos de lado.
Aproveite o dia do cliente para ir na contramão dessa tendência e se aproximar dos que sempre compraram de você e sem esquecer, é claro, dos mais novos.
Cupom de Desconto
Para deixar as ofertas mais acessíveis, crie cupons de desconto e utilize-o para destacar produtos ou serviços que você gostaria que os consumidores comprassem.
Você pode, por exemplo, criar um cupom de desconto específico para uma categoria do e-commerce, para produtos de uma marca ou para uma lista de artigos selecionada no site.
Uma outra alternativa é direcionar a compra por algum canal específico, como o aplicativo e dar um bônus ou desconto exclusivo para pedidos feitos no app, por exemplo.
Use e abuse das redes sociais, e-mails e campanhas pagas para divulgação do cupom.
Live Commerce
As ferramentas já conhecidas, Facebook, Instagram, Youtube, podem ajudar a interagir com seus clientes em uma Live de divulgação.
A interação é a peça-chave nesse método de comunicação: criar promoções únicas dentro da live e ainda instigar que mais pessoas participem das próximas respondendo o chat.
Aproveite para difundir o lançamento de um novo produto ou serviço, abra uma pré-venda para o público online, ofereça condições especiais de pagamento, sorteios exclusivos. Tudo isso pode ser um diferencial.
Temporizador de Ofertas
Se você possui um bom produto para colocar em liquidação nesse Dia do Cliente, um bom recurso para anunciar essa promoção é o temporizador, ou, como também é chamado, cronômetro de ofertas.
O temporizador de ofertas gera aquela sensação de que se a compra for adiada se perderá o benefício do desconto, pois o tempo do relógio em tela está sempre em contagem regressiva.
Com isso, o sentimento de urgência do cliente é ativado e pode ser amplificado se a webpage acompanhar call-to-actions, letras em caixa alta e um número consideravelmente baixo, mesmo que ilusório, de itens em estoque.
Frete Grátis e Brindes
É o dia deles! Uma data especial precisa de brindes, mas não é preciso ‘’reinventar a roda’’, pequenas ações já podem surpreender.
Se você possui um e-commerce, a atração especial pode ser o frete grátis, figurinha já conhecida e fator decisivo para fechar o carrinho, ainda mais se atrelado a um valor específico de compras na loja.
Sendo a entrega cortesia ou com baixo custo, experimente anunciar essa vantagem por tempo limitado e divulgar através de posts nas redes sociais, inserir um banner no e-commerce e disparar e-mail marketing para informar sobre os benefícios.
Um brinde especial também pode ser uma agradável surpresa na chegada da mercadoria no seu cliente, além de ser um convite a recompra.
Capriche no Unboxing
E falando em entrega de produto, não esqueça de caprichar no “unboxing experience”.
Como tradicionalmente as ações de Dia do Cliente acabam atraindo novos clientes, é bem importante que você os surpreenda com uma boa experiência quando abrirem a caixa com o seu produto.
Afinal, ao comprar um produto pela internet, o cliente aguarda ansiosamente a entrega, pois ele ainda não teve nenhum contato físico com a mercadoria.
E essa espera pode terminar de duas formas: satisfação ou insatisfação. Para gerar uma boa primeira impressão, trabalhe com uma embalagem personalizada, inclua recados, brindes e aromas especiais, para que a experiência do consumidor seja positiva.
Caso o produto chegue em uma embalagem mal-feita ou reaproveitada, a primeira impressão do cliente será negativa e muito provavelmente não haverá nova compra e fidelização.
Cadastros e Lista VIP
Incentivar cadastros antecipados pode trazer a grande oportunidade de conhecer o público e prever seu comportamento antes mesmo das datas acontecerem, garantindo tempo para estratégias certeiras.
Crie uma landing page para o consumidor se cadastrar e garantir acesso antecipado às promoções do Dia do Cliente. Essa ação, além de gerar expectativa, trabalha a exclusividade.
O uso de uma boa Landing Page pode ser sinônimo de conversão de clientes, principalmente se o seu produto resolve as dores e/ou os desejos dos consumidores.
Com um propósito bem definido ela pode se tornar uma ferramenta chave para o seu negócio.
Através dela é possível lançar uma ou mais promoções. Experimente elaborar uma página de conversão para esta data especial dando enfoque aos produtos que você deseja vender mais e acompanhe os resultados!
Essa estratégia pode envolver a captação de leads por anúncios em redes sociais e e-mails marketing.
Pop-up do Dia do Cliente
O recurso do Pop-up personalizado, se bem utilizado, pode ser uma maneira eficiente de conversão na sua estratégia de marketing.
Utilize esse artifício na semana do Dia do Cliente para promover algum benefício ou conteúdo exclusivo do seu site. Procure não cobrir o conteúdo nem usar de maneira excessiva.
O bom uso do Pop-up pode ser um item eficiente para chamar a atenção do seu cliente.
Mensagens personalizadas
Quem não gosta de se sentir especial? O envio de mensagens personalizadas para cada cliente pode ser um ótimo atrativo para fidelização dos novos compradores.
Envio de e-mails, marcação em posts públicos em rede social, até algo mais pessoal como um cartão manuscrito pode ser aplicado. Foque na simplicidade e na gratidão, faça seu cliente se sentir único.
Dados do ano passado confirmam que a data aumentou em quase 50% o volume de vendas no comércio eletrônico, então, não deixe seu negócio de fora dessa.
Foque no marketing e planeje ações estratégicas para seu dia, semana, quinzena ou mês do cliente.
Você pode adotar uma ou mais estratégias para o Dia do Cliente e ver seu e-commerce vender mais nessa data comemorativa.
Não esqueça de ajustar o tom de voz para a sua persona e divulgue nos canais do seu negócio. E, se precisar de ajuda, conte com a equipe da Begin nessa jornada.
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