Você já parou para pensar sobre o som que você associa com o café da manhã?
Enquanto a maioria das pessoas prontamente responde que o café é o alimento que mais se relaciona com a primeira refeição do dia, a resposta para essa pergunta pode ser mais difícil de encontrar.
No entanto, a psicologia nos ensina que o som tem um papel importante em nossas experiências alimentares.
Agora, uma informação interessante trazida por uma analista de dados em música, no ano de 2021, a MRC Data, é de que 81% das pessoas prestam atenção na música de fundo do estabelecimento comercial e mais de 40% deles não querem ficar por muito tempo nos locais onde a música não está coerente ao espaço.
Esses dados mostram a relevância de escolher músicas adequadas para tocar em restaurantes.
Isso porque a música influencia diretamente os clientes enquanto eles consomem, impactando no tempo que eles permanecerão no local e quanto de dinheiro gastarão.
Saiba o momento do seu empreendimento
Se o objetivo do restaurante é fazer com que os clientes permaneçam o menor tempo possível, consumindo apenas o necessário e levando algo para comer depois, um local onde as pessoas façam movimentos rápidos, com escolhas objetivas, visando uma vida mais prática ao fazer a refeição, a escolha da playlist tende a ser de músicasque tenham essas características e reforçam a proposta.
Por exemplo, uma playlist com músicas agitadas, energéticas, populares e modernas, em volume moderado.
Por outro lado, se o café da manhã for em formato de brunch, o ambiente será destinado a apreciar diferentes tipos de alimentos, com tempo e calma, quase como um evento com duração de uma manhã inteira. Nesse caso, a playlist do restaurante deve ser acompanhada por jazz suave ao fundo, talvez MPB ou outro gênero, mas nada que gere pressa ou cause uma competição com a atenção do cliente em relação à comida.
Imagine que o mesmo restaurante que serve brunch especial também funciona no horário de almoço, oferece uma programação especial para o happy hour, possui um bar para receber clientes sem reserva e ainda trabalha com pratos especiais e catálogo de vinhos durante o jantar.
Nesse caso, cada programação ou momento principal do restaurante demanda uma trilha sonora diferente, com playlists relativas ao humor dos clientes presentes.
Por isso, ao montar a playlista do seu restaurante é importante montar os “mood maps” ou mapas de humor, para encaixar as músicas certas no momento certo.
Esse exercício pode ser aplicado a diversos tipos de bares, bistrôs, cafés e restaurantes. Em resumo, o que toca no seu negócio tem um impacto direto no que e no quanto o seu cliente irá consumir.
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Música para restaurante alegre, intimista ou calmo: Qual é o humor do seu espaço?
Alguns momentos falam por si: O happy hour, por exemplo, deve ser um período mais animado do local, com músicas mais agitadas e em volume alto.
No entanto, em um jantar íntimo, a mesma playlist alegre pode causar desconforto em quem estiver presente.
Por isso, é possível pensar em uma segunda lista de músicas para o jantar, com toques mais calmos e volume baixo, para que o foco esteja na refeição.
No bar, o ambiente não deve ser tão calmo nem tão agitado.
É um momento de espera, mas pode ser descontraído (ainda mais com a adição de bebidas enquanto a mesa não fica pronta).
Sendo assim, podemos identificar pelo menos quatro playlists diferentes para cada estabelecimento.
É importante lembrar que cada lista de músicas deve ser longa o suficiente para que cada cliente não ouça a mesma faixa várias vezes.
O número ideal de músicas varia para cada situação e deve ser de alta qualidade.
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Outros fatores a serem considerados incluem:
- Músicas mais lentas influenciam para que os clientes permaneçam mais tempo no local (comendo com calma), e até aceitem esperar um pouco mais para que a mesa seja preparada (mantendo a calma), aceitando mais um vinho ou outra bebida.
- Músicas ambiente com volume alto podem ocasionar uma rotatividade maior de clientes, por causar o efeito contrário do fato anterior (as pessoas comem mais rápido), liberando a mesa para outros clientes.
- Na dúvida, para um jantar, músicas clássicas tendem a ser bem aceitas com frequência (e fazem a comida parecer ainda mais chique).
- Para atrair os jovens, aposte em músicas mais agitadas, como no caso dos happy hours.
- Evite manter o ambiente sem música de background. A falta de ruídos externos pode deixar os clientes constrangidos, por aumentar a possibilidade de outras pessoas escutarem o que estão falando.
Conclusão
A música realmente é um fator crucial para o sucesso do seu negócio.
Não é a toa que grandes marcas não abrem mão do seu Music Branding. Se você não pensou ainda em como cativar seus clientes através da música, que tal selecionar sua playlist e testar os efeitos com o seu público em diferentes canais, ambiente físico e online? Conte com a Begin para te auxiliar nessa jornada.
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