Prepare seu e-commerce para a Black Friday, com algumas dicas básicas!
Para
o seu e-commerce vender mais em uma Black Friday, preparo e
organização são fundamentais. Se você quer se preparar, mas não
faz ideia por onde começar, considere sempre a melhor forma de
atender às expectativas do seu cliente. Especialmente durante a
Black Friday, algumas dicas para e-commerce são essenciais para
alcançar melhores resultados e mais clientes para a sua loja online,
além de compreender as expectativas do consumidor e o seu
comportamento online.
Comportamento do consumidor para as compras online
A Black Friday de 2019 vendeu R$ 3,2 bilhões somente em compras feitas via internet e, para 2021, a expectativa é que esses resultados aumentem, ao considerar algumas estatísticas de vendas com base nas vendas online ocorridas em 2020:
– O setor de e-commerce no Brasil cresceu 47%, maior subida em 20 anos, somente no primeiro semestre de 2020;
– Nesse mesmo período, foram feitas 132,6 milhões de compras na web;
– As vendas cresceram mais de 110% em junho de 2020, em comparação com o mesmo período, em 2019.
Mas, para poder atender todas as expectativas do consumidor, é preciso entender o seu comportamento recente na web. Confira a seguir alguns fatores que tendem a influenciar as estratégias das empresas para esta Black Friday:
Jornadas de compra mais longa
A jornada do consumidor está cada vez mais longa. Com maiores possibilidades de ter informações sobre um produto, é natural que haja pesquisas mais longas antes de tomar uma decisão importante. Essa jornada pode ter algumas etapas, como:
- pesquisa sobre um produto no Google;
- busca sobre reviews do produto no YouTube;
- pesquisas por lojas que vendam com o melhor preço;
- pesquisas por lojas confiáveis.
10 Dicas para a Black Friday
Desde o planejamento até a entrega dos seus produtos, para se destacar e vender mais durante uma Black Friday várias ações importantes são necessárias. Confira a seguir 10 dicas eficientes para o seu e-commerce vender mais nesta Black Friday!
1. Planeje-se
É fundamental organizar tudo para alcançar suas expectativas e também do seu público. Entre os principais pontos estão:
- a divulgação das ofertas de Black Friday;
- os pedidos, ou a fabricação dos produtos que serão vendidos;
- a estruturação financeira para poder atender a preços mais baixos;
- a organização logística para ter estoque e entregar no prazo.
A Black Friday gera muitas oportunidades de vendas, por isso, antes mesmo de anunciar que seu site terá boas ofertas, você precisa planejar quais descontos poderão ser ofertados, para que suas ofertas sejam lucrativas para a empresa.
2. Metas Objetivas
Uma das principais dicas para e-commerce para uma Black Friday é estruturar antecipadamente os objetivos que a empresa terá, além de vender, como por exemplo, fidelizar o cliente que já comprou alguma vez na sua loja. Para isso, além de boas ofertas, é preciso também disponibilizar um frete eficiente e confiável e bom atendimento, objetivos básicos que podem ser alcançados se bem planejados.
3. Estratégia de Marketing
Uma boa estratégia de Marketing é fundamental para o seu e-commerce alcançar bons resultados na Black Friday. É essa estratégia que guiará as ações mais importantes a serem realizadas, como:
- o público-alvo a ser alcançado;
- a identidade visual da divulgação;
- os principais canais de divulgação (site, redes sociais, email mkt);
- estratégias de atendimento e de pós-venda.
É através das ações de Marketing que sua empresa se destacará ou não para o público, gerando expectativas que possam ser atendidas.
4. Posicione-se no Google
Cada vez mais os consumidores acessam o Google para pesquisar sobre os produtos que desejam adquirir, onde encontra-los e também buscar avaliações de outras pessoas sobre estes produtos. Por isso, se você quer que o seu negócio seja encontrado na internet, sua empresa precisa estar bem posicionada nos resultados das buscas no Google e, para isso, além de investir em mídia paga, você pode investir na otimização dos resultados orgânicos, através do SEO, para que sua página seja bem ranqueada nos resultados. Algumas dicas são:
- Palavras-chaves relacionadas aos produtos que você vende nas descrições de produtos, em títulos e subtítulos (H2 e H3).
- Fazer descrições de produtos detalhadas e que atendam a uma ou mais palavras-chave;
- Otimizar seu site para um bom funcionamento mobile;
- Utilizar url amigáveis em suas páginas, especialmente nas de produtos;
- Criar uma landing page para a black friday;
- Usar alt text nas imagens;
- Fazer testes de carregamento do site, para garantir agilidade, um dos principais parâmetros de rankeamento do Google;
- Contratar uma boa hospedagem para garantir estabilidade, mesmo com o alto volume de acessos da black friday.
5. Criação de Conteúdo para gerar Tráfego
Estratégias de Marketing de Conteúdo ajudam a atrair tráfego qualificado, ou seja, pessoas que realmente estão em busca de boas ofertas nesse período. Por isso, é importante oferecer conteúdo que atenda a expectativa do seu público.
6. Ofertas que realmente valham a pena
Infelizmente, ainda há empresas que acabam tentando iludir o público, aumentando os preços alguns dias antes da Black Friday, e no dia, reduzindo novamente os preços para um aparente desconto irreal. Mas, como os consumidores estão cada vez mais atentos a isso, é fundamental estruturar financeiramente o seu e-commerce de forma antecipada para ofertar descontos reais, mas que também sejam relevantes ao seu público.
7. Estruture a Logística
Se você quer vender bastante, também precisa pensar e programar como irá entregar suas vendas e se contará com estoque suficiente, por isso, a logística da sua empresa é um dos grandes desafios em uma Black Friday. Para isso, é importante contar com bons fornecedores e parceiros responsáveis no quesito cumprimento de prazos.
Mas, para poder entregar no prazo, também é importante providenciar um estoque compatível com a demanda, para garantir a satisfação dos seus clientes.
8. Controle sobre o Estoque
Uma das dicas mais importantes na Black Friday para um e-commerce é ter controle sobre o estoque, já que um intenso volume de compras durante um curto período de tempo pode vir a gerar alguma dificuldade no controle sobre as vendas
Para isso, a plataforma de e-commerce deve estar devidamente integrada com o sistema de logística, para que a cada venda realizada, a baixa no produto seja realizada automaticamente, permitindo um controle efetivo sobre o estoque.
9. Frete
Por muitas vezes, o prazo de entrega e o custo do frete são fatores determinantes para a desistência de uma compra online e um dos principais motivos de abandono de carrinho das lojas virtuais.
Para evitar esse tipo de problema, é preciso possibilitar mais alternativas de frete para o seu consumidor, com preços e prazo de entrega variados, para que o consumidor possa pagar pela opção que lhe for mais conveniente.
10. Crie um atendimento especial e humanizado
Acredite, um bom atendimento faz toda diferença nas vendas online, ainda mais na Black Friday. Então, para garantir um excelente atendimento ao seu público, lembre-se de, além de ser prestativo e atencioso, também esclarecer todas solicitações e dúvidas do seu potencial cliente. E invista em alguns pontos, como:
- foco em solucionar problemas recorrentes;
- humanização de atendimento;
- oferta de canais de atendimento diversos, como e-mail, WhatsApp, telefone e redes sociais;
- quando possível, automatizar o atendimento para desafogar o número de demandas, com a ajuda de chatbots em seu site, WhatsApp ou rede social.
Ou seja, tanto vender mais, alcançar novos públicos, fidelizar os atuais, são objetivos que podem ser alcançados e uma Black Friday, mas para isso a empresa precisa estar ciente do seu papel e comprometimento, afinal, para alcançar bons resultados, é preciso se preparar de forma adequada.
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