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2022 e as principais tendências de marketing digital

Principais tendências de marketing digital para 2022
Ândria Tedesco

Ândria Tedesco

Diretora da Begin Marketing de Relacionamento com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é Bacharel em Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Especializada em Social Media. Com experiência em comunicação, marketing estratégico, endomarketing, gestão de redes sociais, relacionamento empresarial, organização de eventos corporativos e sócias. Atua na área de comunicação e marketing há 10 anos, tendo trabalhado junto a diversos segmentos da indústria, comércio e serviços.

Sem dúvidas, entre as principais tendências do Marketing Digital para 2022, está a utilização de mecanismos para os profissionais de marketing facilitarem a integração e a colaboração das equipes de forma remoto. Uma pesquisa realizada pela Salesforce com 8.200 profissionais de marketing, entre maio e junho deste ano em 37 países (incluindo o Brasil), aponta que mais de 80% deles afirmou que a pandemia mudou a maneira das marcas alcançarem seu público e isso impactou em suas estratégias de engajamento digital. Os dados fazem parte do relatório Global State of Marketing.

E estar a frente das tendências é um grande diferencial para qualquer analista de marketing digital, pois possibilita organizar as estratégias a serem aplicadas. Para estar atualizado para 2022, confira a seguir as principais tendências e insights sobre o setor e como você precisa se preparar para ser mais competitivo.

1. Dados de Marketing são Fundamentais

Entre os profissionais entrevistados na pesquisa citada, a maior parte (78%) deles afirmou que já se norteiam por dados para ao promover o engajamento do cliente e 83% acredita que a sua capacidade de atender às expectativas dos clientes depende de recursos digitais.

Com a migração acelerada dos consumidores para o ambiente digital, a tendência é que esse número cresça cada vez mais. Para 2022, os profissionais da área esperam um aumento de 75% no número de fontes de dados que usam, em comparação a 2020.

2. Profissionais mais Digitais

A importância crescente de ferramentas e plataformas capazes de realizar o gerenciamento de dados, como a Customer Data Platform (CDP), também é pontuada pelo relatório, que destaca que o perfil esperado dos profissionais de marketing estará cada vez mais relacionado à sua adaptabilidade ao ambiente digital, mais completos e também tecnológicos.

3. Vídeo seguem em alta

Seja via YouTube, TikTok ou redes sociais, os vídeos assumiram grande relevância no último ano e segundo o documento, foi o canal de marketing que mais cresceu neste período, seguido pelas redes sociais e anúncios digitais.

A tendência é que mesmo os eventos, que historicamente eram analógicos, passem a ser majoritariamente híbridos e virtuais em 2022.

4. Home Office mais fortalecido

O trabalho remoto ou híbrido é uma das maiores certezas entre os novos hábitos que vieram para ficar e que devem se manter ou expandir em 2022. Isso porque ter um horário de trabalho flexível foi apontado como o principal motivo para 48% dos trabalhadores permanecerem em seus empregos atuais, de acordo com um levantamento da Prudential. E especificamente na área do marketing, para 76% dos profissionais entrevistados pela Salesforce, esta mudança deverá ser permanente.

5. SEO ganha ainda mais força

A valorização do trabalho de SEO – Otimização de Sites para Ferramentas de Busca é uma das principais estratégias de marketing na Internet para 2022. Responsável pela exposição orgânica (não paga), esta técnica otimiza os resultados de pesquisas nos grandes buscadores como o Google e Bing, sem a necessidade de realizar anúncios pagos. E além de redução com estes custos, geram tráfego mais qualificado para o site.

6. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo vem ganhando cada vez mais destaque nos últimos tempos e será uma das principais tendências do marketing digital para 2022. Porque além de funcionar como fonte de informação para clientes em potencial, os conteúdos desses blogs também ajudam outras áreas do marketing digital, reforçando a otimização de sites, por exemplo e também como para publicações nas redes sociais.

7. Fim dos Cookies

Rastrear usuários na web é essencial para muitos anunciantes e empresas, especialmente para poder trabalhar o remarketing. Mas com a implementação do LGPD, tornou os consumidores muito mais cientes de sua privacidade online.

Como o Google já anunciou que encerrará o rastreamento de cookies ainda no início de 2022, uma das tendências do marketing digital em 2022 será a de empresas passarem a implementar sistemas próprios de coleta de dados sobre pessoas que acessam seus sites e consumidores em potencial.

8. Evolução das plataformas de mídias sociais

Outra tendência será uma sofisticação maior dos recursos entre as grandes plataformas de redes sociais, devido à concorrência acirrada entre Facebook, Instagram, TikTok e YouTube pela audiência de vídeos curtos e outros formatos de publicações dinâmicas.

Ou seja, a gestão das redes sociais precisará ser cada vez mais técnica e cuidados com web design e copywriting serão cada vez mais criteriosos em relação ao conteúdo gerado pelos usuários.

9. Monitoramento mais intensivo

Cada vez mais será necessário acompanhar a jornada do usuário desde a pesquisa até a compra ou geração de um Lead, para poder entender melhor seus interesses e motivações. Para isso será necessária uma intensificação do monitoramento das ações de marketing, seja em qual plataforma for. A taxa de conversão das ações de marketing digital estará cada vez mais relacionada ao acompanhamento dos usuários.

10. Aumento do uso da inteligência artificial

A inteligência artificial estará cada vez mais presente nas ferramentas de marketing digital, nas interações dos usuários e atendimento ao cliente, como por exemplo no contato via bots, que agora também passam a incorporar recursos de voz, assim como os assistentes virtuais como Alexa e Google Home.

11. Capacitação Profissional

Não há mais espaço para amadorismo quando o objetivo for alcançar bons resultados no marketing digital. As estratégias estão cada vez mais elaboradas e as ferramentas mais complexas, por isso a busca por cada vez mais capacitação em marketing digital será uma necessidade, pois o mercado está cada vez mais competitivo.

Aproveite as oportunidades e procure estar preparado e aberto para as novidades e se reinventar sempre que preciso. E, claro, conte com a Begin Marketing para auxiliar você nessa jornada.

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