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O papel do marketing digital no sucesso do seu negócio

Homem analisa gráficos com resultados sobre marketing digital
Ândria Tedesco

Ândria Tedesco

Diretora da Begin Marketing de Relacionamento com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é Bacharel em Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Especializada em Social Media. Com experiência em comunicação, marketing estratégico, endomarketing, gestão de redes sociais, relacionamento empresarial, organização de eventos corporativos e sócias. Atua na área de comunicação e marketing há 10 anos, tendo trabalhado junto a diversos segmentos da indústria, comércio e serviços.

São nos momentos de crise que se criam novas oportunidades. E, neste momento de distanciamento social em que estamos vivendo, as empresas que possuem uma cultura digital forte têm melhores chances de continuarem ativas e saudáveis economicamente.

Se, antes disso, vários estudos internacionais já destacavam a importância de estratégias bem estruturadas de marketing digital, agora é uma questão de sobrevivência. O perfil do consumidor mudou e o seu negócio precisa acompanhar essa mudança de comportamento.

O mundo está mais digital

Estudos recentes mostram um crescente no interesse do consumidor pelos negócios online. Segundo o site alemão de estatísticas Statista, em janeiro de 2019, quase 4,4 bilhões de pessoas eram usuários ativos da internet, dos quais 3,5 bilhões estavam conectados às mídias sociais. Em outro estudo, o mesmo site afirma que, em 2022, o número de pessoas que utilizarão smartphones deve superar 1,5 bilhão. Hoje, já são 1,42 bilhão de usuários.

E é com esse cenário favorável que as empresas e marcas devem estruturar suas estratégias de marketing digital. Um artigo da revista Forbes já anunciou que o cenário mudou a forma de criar publicidade e também de impactar a jornada dos consumidores potenciais rumo ao fechamento do negócio.

Portanto, neste artigo, vamos destacar os principais benefícios para a sua empresa abrir novos caminhos de relacionamento com o seu público e como nós, da Begin, podemos te ajudar a implementar essas ferramentas.

Benefícios

Visibilidade:

O marketing digital fará sua empresa estar presente em todos os pontos de contato online do seu cliente. Produção de conteúdo, seguidores ativos nas redes sociais, anúncios pipocando nos sites mais visitados e ranqueamento no Google são algumas das alternativas para isso.

Assertividade nos anúncios:

As estratégias de marketing digital direcionam suas ações para seus consumidores em potencial de forma muito mais efetiva. Como é possível mensurar o comportamento do público a partir de suas interações na web, você consegue dados consistentes para que seus anúncios apareçam para quem tem mais chance de prestar atenção em você.

Retorno sobre investimento:

Como as campanhas de marketing digital são altamente mensuráveis, torna-se muito mais eficiente o cálculo do Retorno sobre Investimento — Return on Investment (ROI). Esse método pode ser usado em diversas ações, como marketing de conteúdo, e-mail marketing, redes sociais, links patrocinados e Search Engine Optimization (SEO). Assim, é possível investir nos melhores canais, potencializar a conversão de consumidores em potencial (leads) e aumentar os lucros.

Destaque perante os concorrentes:

Como as estratégias de marketing digital permitem conhecer o perfil do seu consumidor ideal (persona) e orientar sua jornada de compra, é possível criar campanhas que destaquem você de seus concorrentes. Com o Inbound Marketing, por exemplo, é possível conquistar o interesse de clientes por meio de conteúdos relevantes e educativos.

Ferramentas do marketing digital

Produção de conteúdo:

Segundo especialistas, essa é uma das ferramentas mais eficientes das estratégias de marketing digital. Por meio da criação de conteúdos relevantes em mídias sociais, você se torna referência em determinado assunto. Com isso, fortalece sua marca e atrai potenciais clientes para seu negócio.

E-mail marketing:

Com o objetivo de nutrir e engajar leads, promover seus conteúdos, vender e criar um relacionamento com os consumidores, o conteúdo desse e-mail pode ter diferentes formatos, como atualizações de blog, newsletter, convites e até de fornecimento de conteúdo relevante do seu blog. Diferentemente da mala direta, o e-mail marketing permite a troca de mensagens de maneira direta e próxima, e pode render alto retorno financeiro por um baixo custo.

Redes sociais:

Além do seu blog, o Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube, entre outros, são excelentes ferramentas para seu marketing digital. Com milhões de usuários e públicos tão variados, é possível ampliar a visibilidade do seu negócio e conseguir vendas. Para isso, é necessário conhecer as estratégias de cada mídia e traçar um planejamento para que os algoritmos sejam usados a seu favor.

Big Data e Inteligência Artificial:

Big Data consiste no grande volume de dados gerados por aplicativos, sites e qualquer interação online. Eles permitem a criação de métricas que orientam a efetividade das estratégias de marketing digital. Por meio da Inteligência Artificial, esses dados são processados rapidamente e sua empresa consegue saber quais ações potencializam resultados.

SEO:

A Otimização para Motores de Busca refere-se às estratégias de produção de conteúdo com o objetivo de que o posicionamento de seu site melhore em buscadores online e ele seja encontrado mais facilmente. Dessa forma, é possível gerar conversões, como aumento de leads, compras, envio de formulários e agendamentos com consultores.Conte com a expertise da Begin Marketing de Relacionamento e descubra estratégias eficientes de marketing digital que farão o seu negócio conquistar os melhores resultados.

Fonte: IBE