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Marketing Digital 2023: tendências e novidades no mercado

Tendências do marketing digital para 2023

As tendências de Marketing Digital para 2023 seguem premissas dos últimos anos com algumas novidades.

De 2020 a 2023 se consolidou a mudança rápida de perspectiva sobre comunicação e vendas online.

Durante a pandemia, com as medidas restritivas, o público que ainda não estava inclinado a comprar pela internet, teve a tendência de se expor bem mais ao digital pela necessidade do consumo.

Com isso, as empresas se viram na obrigação de concorrer pelo espaço online, e seguir a tendência de aumento do seu investimento em Marketing Digital, principalmente em e-commerces e marketplaces.

Para que você possa acompanhar todas essas mudanças e oportunidades deste meio, elencamos a seguir as novidades no mundo marketing digital que serão destaque em 2023, confira!

Smartphones

Além da expansão do marketing de varejo, a atenção nunca foi tão voltada ao comércio de smartphones que, cada vez mais tecnológicos, seguem a linha de necessidade primária do indivíduo, assim como suas publicidades.

Vídeos

E não para por aí! Você já deve ter percebido que os vídeos curtos nos aplicativos de mídias sociais estão cada vez mais presentes.

Fato é que, para o próximo ano, Instagram, Facebook, Tiktok, Youtube, entre outras redes, estão preparando a plataforma para entregar cada vez mais esse tipo de mídia.

A demanda do marketing, nesse caso, está no direcionamento desse material rápido e direto, com e-books e conteúdo de interatividade, que também possuem um potencial de crescimento considerável para 2023.

Podcasts e Voice Search

Os podcasts também pretendem aumentar seu espaço entre as estratégias, com a propaganda feita por voz.

Conforme a Juniper Research, empresa especialista em análise no setor de tecnologia, os anúncios por áudio chegarão na marca de 19,4 bilhões de dólares até o próximo ano.

E, falando em uso da voz, o mercado de voice search, ou busca por voz, também vem se proliferando nos mais diversos dispositivos, abrangendo até eletrodomésticos.

Portanto, é necessário se adaptar e fazer com que seja fácil encontrar o seu produto ou negócio com palavras-chave e SEO.

Marketing Conversacional

É preciso citar também o Conversational Commerce, ou comércio conversacional, no qual os usuários conseguem ter mais conexão com o seu negócio por meio de respostas humanas ou automatizadas via chat.

Esse tipo de assistência em tempo real e com agilidade proporciona ao cliente mais confiança na hora da compra e tem mostrado uma grande capacidade de conversão.

As empresas tendem a utilizar o ambiente dos chats para diversas tarefas simultâneas, como tirar dúvidas de informações de produto, envio e recebimento de valores e fornecer suporte, utilizando principalmente o WhatsApp.

Data Driven

Outra tendência para o próximo ano, e talvez para as próximas décadas, são as análises e ciência de dados.

Com a rápida expansão da coleta de informações do usuário e seu comportamento online, foi constatado um déficit de mão de obra para a análise dos mesmos.

Há uma busca direta para profissionais competentes para a função em diferentes formações.

Junto a essa extensão da ciência de dados, surgiu o Data Driven, que nada mais é que uma cultura do processo de organização dessas informações, para que as empresas elenquem suas estratégias através dos resultados dessas análises e não simplesmente seguindo uma teoria ou intuição.

Com um mercado cada vez mais competitivo, extrair dados precisos acaba não sendo mais um diferencial e sim uma necessidade para bons resultados.

Leia também: Tendência – Profissões do futuro

Negócios Digitais

Os números das pesquisas geram uma boa perspectiva para novos modelos de negócios digitais.

Segundo a Global Interconnection Index (GXI), quase 70% da população consultada tem interesse em fundar novos negócios digitais.

Na mesma pesquisa mostra que mais de 70% têm o interesse em impulsionar suas redes visando ampliar o contato com o público e, como consequência, suas vendas.

Baixe o relatório GXI completo aqui: https://www.equinix.com.br/gxi-report

Conclusão

Para um ano promissor, garanta que suas ações de Marketing não fiquem perdidas e sem estratégia.

Ter um plano que foque no método, fique de olho nos resultados obtidos, independente das ações para esse ou próximo ano.

Não esqueça que o Marketing Digital efetivo se faz com investimentos consistentes.

Por isso, a Begin Marketing está constantemente se atualizando para te mostrar o melhor e mais eficiente caminho a seguir para você se destacar no mercado.

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