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Marketing Digital: Tendências para o ano

TEndências do marketing digital
Ândria Tedesco

Ândria Tedesco

Diretora da Begin Marketing de Relacionamento com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é Bacharel em Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Especializada em Social Media. Com experiência em comunicação, marketing estratégico, endomarketing, gestão de redes sociais, relacionamento empresarial, organização de eventos corporativos e sócias. Atua na área de comunicação e marketing há 10 anos, tendo trabalhado junto a diversos segmentos da indústria, comércio e serviços.

2018 já começou e, apesar dos problemas causados pela crise econômica, o Brasil está num momento “online” bastante interessante, com cada vez mais empresas buscando na Internet um canal para geração de vendas e leads. O aumento do número de usuários da rede e o crescimento dos acessos através de dispositivos móveis, coloca o marketing digital como uma imposição para empresas de todos os tamanhos. Diante da necessidade de gerar novos negócios e buscar novas oportunidades, as empresas estão cada vez mais presentes no mercado online, até mesmo como forma de superar as dificuldades impostas pela crise econômica.

Chegou a hora de as empresas revisarem seus planos de negócios para 2018 e criarem estratégias para atingir o cliente de forma mais assertiva e se posicionar à frente da concorrência. Tanto a área comercial como a de marketing, devem traçar suas metas utilizando ferramentas ligadas ao universo online para ganhar mais relevância. Separamos aqui, algumas das principais tendências do marketing digital para 2018. Confira:

📈📝📊 ANÁLISE DE DADOS: é muito importante que analistas de dados trabalhem em conjunto com a área de marketing na avaliação das informações geradas pelo Google Analytics, pois além da correta interpretação dos dados, também é necessário gerar conteúdo próprio, criativo e informativo aos consumidores. Atualmente, diversas empresas vem ganhanhando mais espaço e credibilidade no mercado,  graças ao tom diferenciado e mais personalizado no relacionamento com os clientes.

📚💡📝MAIS CONTEÚDO, MENOS PROPAGANDA: grande parte dos internautas consideram invasivas peças promocionais e publicidades.  Com isso, esses tipos de publicações perderão espaço para aquelas mais limpas e com conteúdo relevante para o usuário.

🎥🎞️VÍDEO: isso já não é mais uma tendência, mas sim uma estratégia consolidada e quem ainda não fez já está atrasado (SORRY). A maior parte das redes sociais têm recursos de vídeo integrados, uma vez que é crescente o número de consumidores adeptos a este formato de mídia. Para atrair e fidelizar clientes, mais do que o formato do conteúdo, é importante produzir informação de qualidade e relevante de acordo com o perfil do público-alvo da empresa. Facebook e Instagram vem deixando claro que pretendem focar cada vez mais no formato audiovisual, o que é uma tendência que chega também para os anúncios. Posts patrocinados têm surgido também no Instagram Stories e em vídeos monetizados no Facebook e devem continuar ganhando espaço.

🔊🎧 ÁUDIO: as pessoas cada vez mais estão buscando otimizar o seu tempo, ouvindo conteúdos enquanto fazem outras atividades (na academia, dirigindo, comendo….) Por isso, o conteúdo em áudio vem ocupando um espaço na vida dos usuários que até então os demais formatos ainda não conseguiam suprir. O podcast ganha espaço e as matérias em Blogs e eBooks também estão ganhando versões em áudio, dando ao público mais opções de formato de consumo de um mesmo conteúdo.

Todos sabemos que o marketing digital está em constante ascensão e transformação, então: se você ainda tem só um site antigo, posta só de vez em quando algo nas redes sociais,  está na hora de pensar e repensar sobre tudo isso, caso não queira ter seu nome, produto, empresa ou marca esquecidos pelo mundo digital e depois pelo off. Afinal, quem não é visto não é lembrado! 😉🌎📱