A música é uma forma de expressar nossa individualidade. Tanto para quem a produz quanto para quem a ouve, a ligação a um estilo musical ou a um artista transmite informações sobre nossas vivências e interações com os outros.
A capacidade de falar com a essência das pessoas por meio de músicas que evocam emoções é um terreno propício para as marcas de moda, que também estão fortemente relacionadas ao estilo de vida e à expressão individual na sociedade.
Sejam marcas de varejo ou grifes que assinam coleções, ter uma estratégia de music branding deixou de ser um diferencial e tornou-se uma necessidade na estratégia de comunicação.
Hoje em dia, o verdadeiro diferencial é explorar todas as possibilidades oferecidas por este ramo do marketing sensorial.
Música e Moda: A Aproximação da Relação
Música e moda acompanham a humanidade há centenas de anos.
Mas a intersecção entre essas duas áreas criativas está mais bem registrada desde o século XX, de acordo com o artigo “Moda e Música: Uma Relação de Cumplicidade” das pesquisadoras Renata Santiago Freire e Adriana Leiria Barreto Matos.
Novos ideais e tecnologias favoreceram esse encontro a partir desse período.
Para saber mais: Baixe o PDF com o artigo na íntegra “Moda e Música: Uma Relação de Cumplicidade“
Desde então, a música tornou-se portátil e acessível a todos, e a moda se transformou em um meio poderoso de expressão e criação de valores da sociedade, que passou a se desenvolver em prol do consumo e da juventude.
Estilos musicais como o rock, a disco music e o punk nas décadas de 1950 a 1970 influenciaram a moda e estimularam o uso de determinadas roupas e acessórios.
A partir da década de 1980, tivemos o início da segmentação dos estilos musicais e da moda, o que vemos com cada vez mais força hoje em dia.
Os superastros se tornam veículos para grandes marcas e novas tendências em seus videoclipes e em todas as aparições nos meios de comunicação.
Além disso, hoje temos artistas da música que também transitam pelo universo da moda.
Um exemplo é o rapper norte-americano Kanye West, que tem sua própria marca de roupa, a Yeezy, e recentemente assinou com a GAP para lançamento Yeezy Gap.
Como utilizar o Music Branding no segmento da moda
Antes de mais nada, é importante avaliar se a estratégia musical é adequada para a marca de moda e se é valorizada pelo público-alvo. Se as respostas forem positivas, é hora de seguir com a estratégia.
Encontrando a personalidade musical da marca
Através de um estudo de music branding, é possível definir a identidade musical da marca.
Este processo envolve compreender o público-alvo, a história da empresa, suas características e as pessoas que a tornam realidade todos os dias.
Com isso, é possível ter uma identidade musical bem definida, fundamental para os próximos passos.
Definindo metas
Antes de utilizar a música como parte da estratégia de marketing e comunicação, é importante compreender os objetivos da marca.
É necessário questionar se a ação será pontual ou de longo prazo, se será online, offline ou 360° e quais tipos de resultados são esperados: qualitativos ou quantitativos.
Renovação contínua
O music branding deve ser um processo contínuo, acompanhando tendências musicais, apontando novas referências e os gostos do público.
As pessoas precisam entender que o posicionamento da marca não é forçado, o que é fundamental para a conexão emocional entre público e marca por meio da música.
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